Atalho: 5VI8SM5
Gostou do artigo? Compartilhe!

Ômega 3 pode reduzir pressão arterial

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma dieta rica em alimentos que contenham ômega 3 pode ajudar a reduzir a pressão arterial1, segundo artigo publicado no Journal of the American Heart Association - Circulation - e coordenado pelo Dr. Jeremiah Stamler, professor de medicina preventiva da Northwestern University em Chicago.

O estudo acompanhou 4680 homens e mulheres com idade entre 40 e 59 anos residindo no Japão, China, Inglaterra e Estados Unidos. Todos relataram detalhes de sua dieta e consumo de álcool, tiveram amostras de urina2 colhidas e sua pressão arterial1 medida por 2 vezes em cada uma das 4 visitas que receberam durante o estudo.

Ao avaliar os resultados, os pesquisadores fizeram os ajustes necessários com 17 variáveis que podem influenciar a pressão arterial1 como idade, sexo, peso corporal, ingestão de sal e exercícios físicos. As pessoas que tinham uma dieta rica em ômega 3 apresentavam, em média, pressão arterial1 mais baixa que aquelas pessoas que ingeriam uma dieta pobre deste nutriente.

Peixes como truta, salmão e cavala são ricos em ômega 3. Nozes, semente de linhaça e óleo de canola também são boas opções ricas neste nutriente. O ômega 3 já foi associado a um melhor desenvolvimento cerebral e a um baixo risco de desenvolvimento de câncer3 e de doenças cardíacas.

Adotando medidas simples como redução da ingestão de sal, perda de peso, evitando bebidas alcóolicas, comendo uma quantidade maior de vegetais, cereais e frutas (por suas fibras, minerais, proteínas4 vegetais e outros nutrientes) e ingerindo mais ômega 3, podemos reduzir a pressão arterial1 e evitar doenças.

Fonte: Journal of the American Heart Association - Circulation

NEWS.MED.BR, 2007. Ômega 3 pode reduzir pressão arterial. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11342/omega+3+pode+reduzir+pressao+arterial.htm>. Acesso em: 21 mai. 2019.

Complementos

1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
Gostou do artigo? Compartilhe!