news.med.br

Mais acessados

FDA alerta: uso de efalizumabe em pacientes com psoríase pode levar a risco de infecções graves

FDA alerta: uso de efalizumabe em pacientes com psoríase pode levar a risco de infecções graves

O FDA aprovou as mudanças na rotulação de segurança da injeção subcutânea1 do efalizumabe (Raptiva, Genetech, Inc). Com o objetivo de esclarecer melhor os riscos de infecções2 em pacientes que fazem uso desta medicação, será incluído um aviso de segurança na embalagem do medicamento. Este aviso é baseado em relatos de sepse3 de origem bacteriana, meningite4 viral, doença fúngica5 invasiva, leucoencefalopatia progressiva multifocal e outras infecções2 oportunistas em pacientes sob tratamento com efalizumabe para psoríase6.
1 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Sepse: Infecção produzida por um germe capaz de provocar uma resposta inflamatória em todo o organismo. Os sintomas associados a sepse são febre, hipotermia, taquicardia, taquipnéia e elevação na contagem de glóbulos brancos. Pode levar à morte, se não tratada a tempo e corretamente.
4 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
5 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
6 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
FDA não libera aprovação do Rimonabanto e discute seus efeitos colaterais psiquiátricos e neurológicos

FDA não libera aprovação do Rimonabanto e discute seus efeitos colaterais psiquiátricos e neurológicos

Reunião do Conselho de Consulta do FDA sobre o Rimonabanto, primeiro medicamento da classe de antagonistas dos receptores CB1, que atua sobre o sistema endocanabinóide e auxilia na perda de peso de obesos e pessoas com sobrepeso1, diz que novos estudos são necessários antes da aprovação do uso do Rimonabanto, devido à insuficiência2 de evidências para avaliar os riscos potenciais do medicamento.
1 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
2 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
Amaranto: opção nutritiva para reduzir o colesterol

Amaranto: opção nutritiva para reduzir o colesterol

Pesquisas recentes mostraram que o amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana, além de altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol1 plasmático através de sua fração proteica que, ao ser digerida, inibe a enzima2 responsável pelo acúmulo de colesterol1 no organismo.
1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
Apoio aos pacientes: Asma - Prevenção e Tratamento

Apoio aos pacientes: Asma - Prevenção e Tratamento

A asma1 é uma doença respiratória crônica que afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 400.000 internações hospitalares por ano e incontáveis atendimentos ambulatoriais principalmente nas emergências. Veja aqui o que sente uma pessoa com crise de asma1, quais agentes ambientais estão relacionados a seu desenvolvimento e quais cuidados devem ser tomados para prevenção.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
Rimonabanto: êxito simultâneo no combate à obesidade e na diminuição de riscos cardiovasculares

Rimonabanto: êxito simultâneo no combate à obesidade e na diminuição de riscos cardiovasculares

Um novo agente terapêutico, conhecido como Rimonabanto, tem obtido êxito no combate simultâneo à obesidade1 e na diminuição de riscos cardiovasculares, segundo artigo publicado na revista The Lancet. A previsão de vendas no mercado internacional é para 2006 e, no Brasil, para 2007.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.

Elogios, críticas ou sugestões

Seu nome:
Seu email:
Mensagem:

  • Entrar
  • Receber conteúdos