Gostou do artigo? Compartilhe!

Novo implante oferece esperança para aliviar a artrite reumatoide

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou um dispositivo médico que oferece uma nova esperança a pacientes incapacitados pela artrite reumatoide1 (AR), uma doença crônica que afeta cerca de 18 milhões de pessoas no mundo e frequentemente é resistente ao tratamento.

A condição geralmente é tratada com medicamentos. O dispositivo representa uma mudança radical em relação ao tratamento padrão, utilizando o poder do cérebro2 e do sistema nervoso3 para conter a inflamação4 descontrolada que leva à doença autoimune5 debilitante.

O Sistema SetPoint é um dispositivo de 2,5 cm de comprimento que é implantado cirurgicamente no pescoço6, onde fica em uma cápsula que envolve o nervo vago, que alguns cientistas acreditam ser o nervo mais longo do corpo. O dispositivo estimula eletricamente o nervo por um minuto por dia.

A estimulação pode desativar a inflamação4 debilitante e “reiniciar” o sistema imunológico7, segundo pesquisas. A maioria dos medicamentos usados para tratar a artrite reumatoide1 suprime o sistema imunológico7, deixando os pacientes vulneráveis a infecções8 graves.

Em um episódio recente do podcast do Colégio Americano de Reumatologia, o implante9 SetPoint foi descrito como representando uma “verdadeira mudança de paradigma” no tratamento da doença, que até agora dependia quase inteiramente de um conjunto em evolução de intervenções farmacêuticas, desde sais de ouro até poderosos agentes chamados biológicos.

A FDA designou o implante9 como um avanço no ano passado, a fim de acelerar seu desenvolvimento e aprovação. Ele representa um teste inicial da promessa da chamada medicina bioeletrônica de modular a inflamação4, que desempenha um papel fundamental em doenças como diabetes10, doenças cardíacas e câncer11.

Ensaios clínicos12 já estão em andamento, testando a estimulação do nervo vago para o tratamento de doença inflamatória intestinal em crianças, lúpus13 e outras condições. Ensaios clínicos12 para pacientes14 com esclerose múltipla15 e doença de Crohn16 também estão planejados.

Leia sobre "Doenças autoimunes17", "Artrite reumatoide1" e "Neuromodulação".

Em um ensaio clínico randomizado18 controlado de um ano com 242 pacientes, que incluiu um braço de tratamento simulado, mais da metade dos participantes que usaram apenas o implante9 SetPoint alcançaram remissão ou apresentaram regressão da artrite reumatoide1. Os índices de dor e inchaço19 nas articulações20 diminuíram 60% e 63%, respectivamente.

A complicação grave mais comum foi a rouquidão associada à cirurgia de implante9, que ocorreu em pouco menos de 2% dos participantes.

A eficácia e a segurança a longo prazo do dispositivo, fora de um ensaio clínico, ainda não são conhecidas. A FDA exigiu o monitoramento pós-comercialização dos pacientes e dos eventos adversos como parte da aprovação. Cirurgias envolvendo implantes podem levar a infecções8 graves que podem ser resistentes a antibióticos, observaram especialistas.

Para Dawn Steiner, 58, fonoaudióloga de Massapequa, Nova York, que participou do ensaio clínico, o implante9 foi um divisor de águas. Ela foi diagnosticada com artrite reumatoide1 há 15 anos e, desde então, experimentou oito agentes biológicos diferentes. Alguns deles funcionaram por um tempo, mas sua eficácia acabou diminuindo e eles causaram efeitos colaterais21 graves.

A Sra. Steiner recebeu o implante9 em julho de 2023. Em uma entrevista, ela disse que a mudança foi drástica. Ela tem muito mais mobilidade do que antes e, embora não esteja completamente livre de dor, consegue caminhar e sente muito menos inchaço19 nas articulações20.

É importante ressaltar que ela não está imunocomprometida, um efeito colateral22 dos medicamentos que tomava.

“Antes do implante9, o médico perguntava qual era a minha dor em uma escala de um a 10, e eu dizia que estava vivendo com uma nota seis ou sete”, disse a Sra. Steiner. “Agora estou com uma nota dois.”

O dispositivo SetPoint é o resultado de décadas de pesquisa liderada pelo Dr. Kevin J. Tracey, neurocirurgião que é presidente e diretor executivo dos Institutos Feinstein de Pesquisa Médica da Northwell Health. O Dr. Tracey foi co-fundador da SetPoint Medical, mas agora atua como consultor.

Ele descreve o nervo vago, que se origina no cérebro2 e se estende a praticamente todos os órgãos do corpo, como um “interruptor liga-desliga” para um sistema imunológico7 hiperativo.

“O cérebro2 pode desligar a inflamação4 enquanto o nervo vago estiver intacto”, disse ele. “É como o sistema de freio do seu carro.”

O Dr. David Chernoff, diretor médico da SetPoint Medical, disse: “Os medicamentos encontram um caminho que contribui para danificar as articulações20 em pacientes com AR e tentam bloqueá-lo.”

“O que estamos fazendo é completamente diferente”, acrescentou. “Estamos reeducando o sistema imunológico7 por meio do cérebro2 para se comportar de maneira diferente.” Como resultado, disse ele, “não estamos bloqueando a capacidade de combater infecções8.”

O corpo precisa de algum nível de inflamação4, disse o Dr. Tracey, para ajudar na cicatrização de feridas, combater infecções8 e promover o reparo dos tecidos.

O preço do implante9 não foi divulgado, mas uma porta-voz afirmou que o implante9 foi projetado para durar 10 anos e seria mais barato do que o equivalente a um ano de alguns medicamentos para artrite reumatoide1, que podem custar milhares de dólares por mês.

Veja também sobre "Sistema imunológico7", "Fator reumatoide" e "Reumatismos inflamatórios sistêmicos23".

No comunicado publicado pela SetPoint Medical, a empresa relata que o Sistema SetPoint é um dispositivo pioneiro de modulação neuroimune para o tratamento de adultos que vivem com AR moderada a grave e que não são adequadamente tratados por — ou não toleram — terapias avançadas para AR existentes, como medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) biológicos e sintéticos direcionados.

A AR é uma doença autoimune5 crônica na qual o sistema imunológico7 ataca erroneamente tecidos saudáveis, causando dor nas articulações20, erosão óssea, deformidade, mobilidade reduzida e incapacidade a longo prazo. Não há cura para a AR, e as opções de tratamento atuais são frequentemente limitadas pela baixa adesão e insatisfação do paciente. Apenas 25% dos pacientes com AR estão satisfeitos com o tratamento e até 50% descontinuam os tratamentos prescritos em até dois anos, em grande parte devido a resultados inadequados ou decrescentes ou intolerância a efeitos adversos.

O Sistema SetPoint é um dispositivo de neuroestimulação implantável e integrado, projetado para fornecer estimulação elétrica ao nervo vago, uma vez ao dia, para ativar as vias anti-inflamatórias e imunorrestauradoras inatas do corpo. Esta terapia inovadora tem o potencial de transformar o tratamento para pacientes14 com AR, oferecendo uma opção de tratamento sem riscos de comprometimento imunológico.

A aprovação pela FDA é respaldada pelos resultados do estudo RESET-RA, randomizado18, duplo-cego e controlado por placebo24, com 242 pacientes, que demonstrou a segurança e a eficácia do Sistema SetPoint em pacientes com AR ativa moderada a grave que apresentaram resposta incompleta ou intolerância a um ou mais DMARDs biológicos ou sintéticos direcionados.

“Este é um estudo pioneiro no tratamento e cuidado da artrite25 reumatoide”, afirmou John Tesser, MD, reumatologista e principal pesquisador nacional em reumatologia do estudo RESET-RA. “O estudo atingiu seu desfecho primário de eficácia, ACR20, em três meses, com melhorias observadas nas taxas de resposta do critério ACR e nas métricas de atividade da doença ao longo de 12 meses de acompanhamento. 75% dos pacientes no estudo estavam livres de DMARDs biológicos ou sintéticos direcionados em 12 meses.”

O procedimento de colocação do dispositivo e a terapia de estimulação foram bem tolerados, com baixa taxa de eventos adversos graves relacionados (1,7%) e sem observações de malignidades, eventos cardíacos graves ou infecções8 graves relacionadas à Terapia SetPoint.

“A aprovação do Sistema SetPoint destaca o potencial da modulação neuroimune como uma nova abordagem para doenças autoimunes17, aproveitando as vias neurais do corpo para combater a inflamação”, disse Mark Richardson, MD, PhD, diretor de Neurocirurgia Funcional do Hospital Geral de Massachusetts e professor de neurociências da Harvard Medical School, além de pesquisador principal cirúrgico nacional no estudo RESET-RA. “Após a implantação durante um procedimento ambulatorial minimamente invasivo, o dispositivo SetPoint é programado para administrar automaticamente a terapia em um cronograma pré-determinado por até 10 anos, simplificando o tratamento de pessoas com AR.”

 

Fontes:
SetPoint Medical, comunicado publicado em 31 de julho de 2025.
The New York Times, notícia publicada em 31 de julho de 2025.

 

NEWS.MED.BR, 2025. Novo implante oferece esperança para aliviar a artrite reumatoide. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/1493890/novo-implante-oferece-esperanca-para-aliviar-a-artrite-reumatoide.htm>. Acesso em: 5 set. 2025.

Complementos

1 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Autoimune: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
6 Pescoço:
7 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
10 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
11 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
12 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
13 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
14 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
15 Esclerose múltipla: Doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, produzida pela alteração na camada de mielina. Caracteriza-se por alterações sensitivas e de motilidade que evoluem através do tempo produzindo dano neurológico progressivo.
16 Doença de Crohn: Doença inflamatória crônica do intestino que acomete geralmente o íleo e o cólon, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino. A doença cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. A causa da doença de Crohn ainda não é totalmente conhecida. Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre moderada, sensação de distensão abdominal, perda de apetite e de peso.
17 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
18 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
19 Inchaço: Inchação, edema.
20 Articulações:
21 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
22 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
23 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
24 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
25 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.

Resultados de busca relacionada no catalogo.med.br:

Marlucia Guimarães Barcellos

Reumatologista

Rio de Janeiro/RJ

Você pode marcar online Ver horários disponíveis

Christianne Costa Diniz

Pediatra

Rio de Janeiro/RJ

Você pode marcar online Ver horários disponíveis

Lilian Garcia Pontes

Reumatologista

Uberlândia/MG

Você pode marcar online Ver horários disponíveis
Gostou do artigo? Compartilhe!