Injeções de nanopartículas cheias de medicamentos podem aliviar a dor da artrite
Nanopartículas liberadoras de medicamentos podem ajudar a tratar a osteoartrite1. Em camundongos com sinais2 da doença, uma única injeção3 das partículas aliviou a dor durante meses, de acordo com estudo publicado na revista Science Advances.
O medicamento chamado pazopanibe é conhecido por proporcionar um alívio breve da dor da artrite4. Na nova pesquisa, foi sugerido que encapsulá-lo em nanopartículas poderia fazer com que seus efeitos durassem muito mais tempo.
A osteoartrite1 é a forma mais comum de artrite4, afetando cerca de 530 milhões de pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando a cartilagem5 que protege os ossos se rompe, causando rigidez e dor nas articulações6. Os tratamentos para a doença são limitados e nenhum deles previne a degeneração7 da cartilagem5.
Leia sobre "Dor crônica" e "Dor articular: como agem as infiltrações articulares".
Pesquisas anteriores indicam que o pazopanibe pode ajudar a aliviar a dor da osteoartrite1. No entanto, seus efeitos duram apenas alguns dias. Então, Hee-Jeong Im Sampen, da Universidade de Illinois, Chicago, EUA, e seus colegas desenvolveram um método de administração que prolonga sua liberação.
Os pesquisadores encapsularam o pazopanibe dentro de nanopartículas projetadas para se decomporem no corpo e liberarem lentamente os medicamentos que transportam para os tecidos próximos.
As nanopartículas utilizadas pela equipe já foram aprovadas pela Food and Drug Administration dos EUA para o fornecimento de outros medicamentos.
Eles então injetaram as nanopartículas nos joelhos de 16 camundongos, metade dos quais apresentava sinais2 iniciais de osteoartrite1 e a outra metade apresentava sinais2 avançados. Um número igual de animais recebeu injeções simuladas de nanopartículas sem pazopanibe.
É difícil avaliar a dor nas articulações6 em animais, por isso os pesquisadores concentraram-se na sensibilidade dos roedores, utilizando a ideia amplamente aceita de que quando um indivíduo sente dor – como dor nas articulações6 – também é mais sensível ao toque físico.
Imediatamente após o tratamento, os cientistas avaliaram a rapidez com que os camundongos removeram uma das patas de uma placa8 desconfortavelmente quente. Camundongos com osteoartrite1 inicial ou avançada demoraram significativamente mais tempo a remover a pata se tivessem recebido pazopanibe em vez de uma injeção3 simulada, sugerindo que as nanopartículas de pazopanibe aliviaram rapidamente a dor nas articulações6.
Quando os pesquisadores repetiram mais tarde o teste da placa8 quente – após dois meses para o grupo com osteoartrite1 avançada e após três meses para o grupo com osteoartrite1 inicial – encontraram um efeito semelhante. Isto implica que as nanopartículas de pazopanibe oferecem um alívio eficaz da dor durante várias semanas.
Os animais tratados com pazopanibe também apresentaram menos degeneração7 da cartilagem5, indicando que as nanopartículas podem retardar a progressão da osteoartrite1.
No entanto, Sampen diz que só porque um tratamento é eficaz em camundongos não significa que o será em humanos. Os pesquisadores planejam explorar outras formas de avaliar as propriedades analgésicas do pazopanibe em animais. Uma abordagem seria analisar a marcha e o uso dos membros para confirmar se o medicamento alivia a dor nas articulações6, disseram os pesquisadores.
No artigo publicado, é descrito como a inibição baseada em nanopartículas dos receptores do fator de crescimento endotelial vascular9 alivia a dor da osteoartrite1 e os danos à cartilagem5.
Os pesquisadores relatam que a osteoartrite1 (OA) é caracterizada por danos à cartilagem5, inflamação10 e dor. Os receptores do fator de crescimento endotelial vascular9 (VEGFRs) têm sido associados à gravidade da OA, sugerindo que os inibidores direcionados a esses receptores aliviam a dor (via VEGFR1) ou a degeneração7 da cartilagem5 (via VEGFR2).
Desenvolveu-se uma formulação baseada em nanopartículas de pazopanibe (Votrient), um medicamento anticancerígeno aprovado pela FDA que tem como alvo tanto o VEGFR1 quanto o VEGFR2 (Nano-PAZII).
Demonstrou-se que uma única injeção3 intra-articular de Nano-PAZII pode efetivamente reduzir a dor nas articulações6 por um tempo prolongado sem efeitos colaterais11 substanciais em dois modelos pré-clínicos diferentes de roedores com OA envolvendo indução cirúrgica (após meniscectomia medial parcial) ou não cirúrgica (com monoiodoacetato).
A injeção3 de Nano-PAZII bloqueia o VEGFR1 e alivia a dor da OA, suprimindo o crescimento neuronal sensorial na sinóvia do joelho e a plasticidade neuronal nos gânglios12 da raiz dorsal e na medula espinhal13. Simultaneamente, a inibição do VEGFR2 reduz a degeneração7 da cartilagem5.
Essas descobertas fornecem uma estratégia medicamentosa modificadora da doença baseada em mecanismo que aborda tanto os sintomas14 de dor quanto a perda de cartilagem5 na OA.
Saiba mais sobre "Artrite4: por que acontece", "Como é a osteoartrite1" e "Dor nas juntas - como é a poliartrite".
Fontes:
Science Advances, Vol. 10, Nº 7, em 14 de fevereiro de 2024.
New Scientist, notícia publicada em 14 de fevereiro de 2024.