Gostou do artigo? Compartilhe!

Uma pílula fácil de engolir monitora a dosagem de raios X

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um pequeno dispositivo semelhante a uma pílula pode medir quanta radiação de raios X está sendo entregue aos tumores gastrointestinais durante a radioterapia1. O dispositivo poderia assim permitir que os médicos calibrem o tratamento de pessoas que recebem radioterapia1 para certos tumores.

O estudo, publicado na revista Nature, descreve o desenvolvimento desse dosímetro de raios X deglutível para o monitoramento em tempo real da radioterapia1.

Os pesquisadores contextualizam que o monitoramento da radiação de raios X no trato gastrointestinal pode aumentar a precisão da radioterapia1 em pacientes com câncer2 gastrointestinal.

Neste estudo eles relatam o projeto e o desempenho, no trato gastrointestinal de coelhos, de um dosímetro de raios X deglutível para o monitoramento simultâneo em tempo real da dose absoluta de radiação absorvida e das mudanças de pH e temperatura.

O dosímetro consiste em uma cápsula optoeletrônica biocompatível contendo uma fibra ótica, nanocintiladores persistentes dopados com lantanídeos, um filme de polianilina sensível ao pH e um sistema miniaturizado para a leitura sem fio da luminescência.

A luminescência persistente dos nanocintiladores após a irradiação pode ser usada para monitorar continuamente o pH sem a necessidade de excitação externa.

Usando um modelo de regressão baseado em rede neural, estimou-se a dose de radiação da radioluminescência e intensidade e temperatura do brilho residual, e mostrou-se que o dosímetro era aproximadamente cinco vezes mais preciso do que os métodos padrão para determinação de dose.

Os dosímetros deglutíveis podem ajudar a melhorar a radioterapia1 e a entender como a radioterapia1 afeta o pH e a temperatura do tumor3.

Leia sobre "Câncer2 de esôfago4", "Câncer2 de estômago5" e "Câncer2 Colorretal".

 

Fonte: Nature, publicação em 13 de abril de 2023.

 

Créditos da imagem: Hou et al./Nature Biomed. Eng.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Uma pílula fácil de engolir monitora a dosagem de raios X. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/1437215/uma-pilula-facil-de-engolir-monitora-a-dosagem-de-raios-x.htm>. Acesso em: 14 abr. 2024.

Complementos

1 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
5 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.

Artigos selecionados

Gostou do artigo? Compartilhe!