México é o primeiro país a autorizar a comercialização de uma vacina contra a dengue
A Federal Commission for the Protection against Sanitary Risks (COFEPRIS) aprovou a Dengvaxia®, vacina1 tetravalente contra a dengue2, para a prevenção da doença causada por todos os quatro sorotipos do vírus3 da dengue2 em pré-adolescentes, adolescentes e adultos, de 9 a 45 anos de idade, que vivem em áreas endêmicas. Esta vacina1 começou a ser desenvolvida há 20 anos.
A Sanofi Pasteur pediu autorizações em 20 países da Ásia e América Latina e fará o mesmo na União Europeia (2016) e Estados Unidos (2017).
A aprovação da Dengvaxia® pela COFEPRIS é baseada nos resultados de um extenso programa de desenvolvimento clínico envolvendo mais de 40.000 pessoas de diferentes idades, contextos geográficos e epidemiológicos, origens étnicas e sócio-econômicas que vivem em 15 países. Regiões endêmicas de dengue2 no México participaram em todas as três fases do programa de desenvolvimento clínico para a vacina1.
Os testes clínicos demonstram que a vacina1 é eficaz em 66% dos indivíduos a partir dos nove anos de idade. No caso da dengue2 hemorrágica4, esta porcentagem aumenta para 93%.
A dengue2 causa cerca de 400 milhões de novas infecções5 por ano, incluindo os casos de países desenvolvidos. A doença pode provocar febre6, dor nos ossos e nas articulações7, hemorragias8, podendo levar à morte. Em 50 anos, a dengue2 se tornou endêmica em mais de cem países de regiões tropicais e subtropicais.
O mosquito transmissor da dengue2 alimenta-se principalmente ao amanhecer e ao entardecer e pode se reproduzir em quantidades muito pequenas de água parada.