Gostou do artigo? Compartilhe!

IMC não é capaz de identificar mais de um quarto das crianças com excesso de gordura corporal: uma revisão sistemática e meta-análise

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Os meios ideais de identificação de obesidade1 em crianças e adolescentes ainda não foram determinados, embora o índice de massa corporal2 (IMC3) seja a ferramenta de triagem mais utilizada.

Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos que avaliam o desempenho diagnóstico4 do IMC3 para detectar adiposidade em crianças até 18 anos. A pesquisa foi publicada pelo periódico Pediatric Obesity.

As fontes de dados utilizadas foram EMBASE, MEDLINE, Cochrane, Database of Systematic Reviews Cochrane CENTRAL, Web of Science e SCOPUS até março de 2013. Foram incluídos na análise os estudos que forneciam medidas de desempenho diagnóstico4 do IMC3 e utilizavam a técnica de composição corporal para medição do percentual de gordura5 corporal.

Trinta e sete estudos elegíveis que avaliaram 53.521 pacientes, com média de idade variando de 4 a 18 anos, foram incluídos na meta-análise. Concluiu-se que o IMC3 tem alta especificidade, mas baixa sensibilidade para detectar o excesso de adiposidade e não consegue identificar mais de um quarto das crianças com excesso de gordura5 corporal. A sensibilidade foi menor para os meninos.

Fonte: Pediatric Obesity, publicação online, de 24 de junho de 2014

NEWS.MED.BR, 2014. IMC não é capaz de identificar mais de um quarto das crianças com excesso de gordura corporal: uma revisão sistemática e meta-análise. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/552417/imc-nao-e-capaz-de-identificar-mais-de-um-quarto-das-criancas-com-excesso-de-gordura-corporal-uma-revisao-sistematica-e-meta-analise.htm>. Acesso em: 5 dez. 2019.

Complementos

1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!