Atalho: 6FTOY37
Gostou do artigo? Compartilhe!

INCA: cabeleireiros, pilotos de avião, comissários de bordo, farmacêuticos, químicos e enfermeiros são mais propensos a desenvolver tumores relacionados ao ambiente de trabalho

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Instituto Nacional de Câncer1 (INCA) lançou a publicação "Diretrizes para a Vigilância do Câncer1 Relacionado ao Trabalho", com o objetivo de facilitar a identificação das causas de determinados tipos de câncer1 por agentes específicos e levar a políticas públicas de revisão dos ambientes de trabalho insalubres.

De acordo com a publicação, pelo menos 19 tipos de tumores – entre eles os de pulmão2, pele3, fígado4, laringe5, bexiga6, mama7 e leucemias – estão relacionados à ocupação e ao ambiente de trabalho. Trabalhadores de algumas profissões como as de cabeleireiro, piloto de avião, comissário de bordo, farmacêutico, químico e enfermeiros são muito mais propensos ao desenvolvimento desses tumores.

Cada capítulo da publicação foi escrito por um grupo de especialistas e submetido à análise de um comitê de consultores. O objetivo é oferecer aos profissionais de saúde8 orientações técnicas e epidemiológicas para buscar na história pessoal e profissional do paciente, informações ou indícios de contato com compostos potencialmente cancerígenos no ambiente ou no processo de trabalho.

Além das substâncias mais comumente associadas ao desenvolvimento de tumores, como o amianto (ou asbesto), classificadas pela Organização Mundial da Saúde8 como cancerígenas para humanos, desde 1987, produtos aparentemente inofensivos como poeiras de cereais, de madeira e de couro e até mesmo medicamentos antineoplásicos podem provocar câncer1.

As principais substâncias cancerígenas relacionadas ao trabalho são: metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos, formaldeído, poeiras de sílica e de amianto.

Fonte: INCA

Confira o documento completo em: Diretrizes para a Vigilância do Câncer1 Relacionado ao Trabalho

 

 

NEWS.MED.BR, 2012. INCA: cabeleireiros, pilotos de avião, comissários de bordo, farmacêuticos, químicos e enfermeiros são mais propensos a desenvolver tumores relacionados ao ambiente de trabalho. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/297790/inca-cabeleireiros-pilotos-de-aviao-comissarios-de-bordo-farmaceuticos-quimicos-e-enfermeiros-sao-mais-propensos-a-desenvolver-tumores-relacionados-ao-ambiente-de-trabalho.htm>. Acesso em: 23 out. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
5 Laringe: É um órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua que permite a passagem de ar para a traquéia. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais.
6 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
7 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!