Provent: uma alternativa para o tratamento da apneia do sono, sem CPAP
Milhões de pessoas no mundo sofrem com a apneia obstrutiva do sono1. Ela causa constantes despertares e pausas respiratórias durante a noite, algumas vezes resultando em roncos muito altos e falta de ar. O tratamento da apneia2 do sono vem sendo realizado com medidas simples como dormir de lado e praticar exercícios físicos, nos casos mais leves, ou com cirurgia, uso de posicionador mandibular ou com aparelho de CPAP, naqueles casos que oferecem riscos à saúde3 do paciente.
A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é o tratamento mais eficaz e com maior comprovação científica para a síndrome4 da apneia obstrutiva do sono1. A CPAP é semelhante a uma máscara de inalação que auxilia a respiração durante o sono.
Antes de começar a utilizar a CPAP é preciso ajustar o aparelho durante uma polissonografia5. O aparelho reduz e em alguns casos resolve a apneia2, se for usado no tempo total de sono. O tratamento correto afasta o risco de problemas cardiovasculares, melhora o ronco e a pressão arterial6. Mas é muito desconfortável para quem o utiliza. Pesquisas mostram que cerca de metade das pessoas que receberam a prescrição para uso de CPAP abandonam o tratamento em cerca de uma a três semanas de uso do dispositivo.
Uma alternativa ao uso de CPAP é a cânula nasal Provent, a qual usa um mecanismo de válvulas e é posicionada dentro das narinas, trazendo conforto para o paciente. Durante a inalação a válvula é aberta, permitindo que o paciente respire livremente. Em seguida, durante a expiração7, a válvula fecha-se e o ar que passa através do nariz8 é dirigido através de dois pequenos canais de ar. Isso que aumenta a pressão intranasal, o que ajuda a manter as vias aéreas abertas. O dispositivo só pode ser usado com prescrição e orientações médicas.
O Provent (Provent Professional Sleep Apnea Therapy) foi aprovado pelo FDA desde 2008, mas seu uso está se espalhando aos poucos entre médicos e pacientes. Ele é fabricado pela Ventus Medical, que diz ter vendido um milhão de dispositivos nos últimos doze meses, a partir de um total de meio milhão nos dois anos anteriores.
O dispositivo Provent é descartável, ou seja, precisa ser trocado todas as noites.
É importante ressaltar que este novo dispositivo não funciona para todos os pacientes, principalmente para aqueles que respiram pela boca9, e não pelo nariz8, ou para aqueles que sofrem com alergias respiratórias que causam obstrução nasal noturna.
O uso de CPAP continua sendo o tratamento padrão da apneia2 do sono. Pesquisas científicas precisam ser realizadas para mostrar os resultados observados com o uso de Provent.
Fontes: