Gostou do artigo? Compartilhe!

Tuberculose resistente: diagnóstico em dois dias

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um novo teste de laboratório, anunciado pela Organização Mundial da Saúde1 (OMS), permite detectar a tuberculose2 multirressistente a drogas (MDR-TB) com mais rapidez e aplicar de forma eficaz os remédios necessários para o tratamento.

 

Nove milhões de pessoas sofrem de tuberculose2 no mundo e todos os anos 1,5 milhão de pacientes morrem em decorrência desta doença. A OMS calcula que a cada ano 500 mil pessoas são vítimas da chamada tuberculose2 multirresistente, que não pode ser curada com medicamentos comuns, levando cerca de 130 mil pessoas à morte por ano.

 

O novo teste, uma iniciativa da Stop TB Partnership, do Fundo Internacional para a Compra de Medicamentos (Unitaid) e da Fundação para a Inovação em Matéria de Novos Diagnósticos (Find), permite diagnosticar a doença em horas (24 a 48 horas) e não mais em até dois ou três meses como atualmente. A pessoa tosse, são coletadas amostras para exame do DNA na expectoração3 dos doentes e, em menos de dois dias, o resultado pode ser liberado. É um método fácil de usar e barato.

 

O objetivo é passar dos 2% de casos detectados atualmente, para 15% em 2012 e para 75% em 2015.

 

Fonte: Stop TB Partnership

NEWS.MED.BR, 2008. Tuberculose resistente: diagnóstico em dois dias. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/19920/tuberculose+resistente+diagnostico+em+dois+dias.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
3 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
Gostou do artigo? Compartilhe!