Gostou do artigo? Compartilhe!

Johnson & Johnson iniciará testes em humanos com a vacina Covid-19 até setembro de 2020

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Johnson & Johnson disse ter feito progressos em uma vacina1 para prevenir a COVID-19, e que o produto poderia estar pronto no início de 2021.

Já são mais de 801.400 infecções2 em todo o mundo, em 178 países e regiões. O número global de mortes excede 38.740, e 172.657 pessoas se recuperaram da doença (dados de 31/03/20).

Os casos no Brasil estão em 4.579 infectados e 159 mortes (dados de 30/03/20). Nos EUA, os casos ultrapassam 164.610, com 914 mortes só na cidade de Nova Iorque e mais de 3170 mortes no país (dados de 31/03/20). E ainda não chegaram ao seu pico.

A empresa de New Brunswick, Nova Iorque, disse que os testes em humanos começariam no mais tardar em setembro de 2020.

A J&J disse que poderia obter aprovação sob uma autorização de uso emergencial para tornar a vacina1 amplamente disponível no início do próximo ano (2021). Segundo a empresa, a vacina1, se bem-sucedida, seria acessível e seria vendida sem fins lucrativos.

A Johnson & Johnson é uma das muitas empresas que trabalham com uma vacina1 para tentar amenizar essa crise de saúde3 global. A Moderna Inc. iniciou testes em humanos para uma vacina1 usando uma nova abordagem que se baseia no RNA mensageiro do vírus4, um tipo de material genético. A Sanofi, uma empresa francesa de biotecnologia, começou a trabalhar em uma abordagem semelhante.

A Johnson & Johnson disse que tentaria escalar suas capacidades globais de fabricação para produzir mais de 1 bilhão de doses de uma vacina1 Covid-19 até o final do próximo ano, e que também está trabalhando com a Autoridade Biomédica de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado, uma parte do Departamento de Saúde3 e Serviços Humanos, para expandir sua pesquisa em um tratamento para a Covid-19.

Leia sobre "Mapeando o coronavírus SARS-CoV-2" e "Pacientes com hipertensão5 e diabetes6 e o risco de infecção7 por COVID-19".

 

Fonte: Wall Street Journal, em 30 de março de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Johnson & Johnson iniciará testes em humanos com a vacina Covid-19 até setembro de 2020. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1364228/johnson-amp-johnson-iniciara-testes-em-humanos-com-a-vacina-covid-19-ate-setembro-de-2020.htm>. Acesso em: 26 nov. 2020.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
6 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!