Gostou do artigo? Compartilhe!

Nova opção de contracepção mensal: patch com microagulhas aplicado pelas próprias pacientes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Métodos de controle de natalidade que você deve lembrar todos os dias (como pílulas anticoncepcionais) ou a cada relação (como preservativos) nem sempre funcionam muito bem. É uma das várias razões pelas quais há muitas gestações que não são planejadas no mundo. O controle de natalidade de longa duração, com implantes e dispositivos intra-uterinos (DIUs) são muito mais confiáveis, mas exigem consulta médica e não são tão populares.

Saiba mais sobre "Pílulas anticoncepcionais", "Gravidez1 precoce", "Dispositivo intrauterino (DIU)" e "EVRA: novo conceito em anticoncepcionais".

Uma equipe da Georgia Tech inventou um adesivo que as mulheres podem apertar no braço ou na perna para obter um mês de controle de natalidade, dispensando consultas médicas frequentes.

O adesivo usa microagulhas dissolúveis que se implantam na pele2 da usuária e se dissolvem com o tempo, liberando hormônio3 que é a base do método mais popular de contracepção4. O mecanismo de ação do adesivo foi relatado pela equipe na revista Nature Biomedical Engineering. A tecnologia é baseada em uma abordagem similar desenvolvida para fabricar vacinas sem agulha.

O adesivo de microagulhas é feito com agulhas de ácido polilático e ácido polilático-co-glicólico biodegradáveis, rapidamente dissolvíveis e com aplicação para a liberação contínua de levonorgestrel — um hormônio3 contraceptivo. Estruturas de bolhas entre cada microagulha e o suporte do adesivo permitem que as microagulhas penetrem eficientemente na pele2 sob compressão e se soltem sob cisalhamento5 dentro de cinco segundos após a administração do adesivo.

Em ratos, o emplastro com microagulhas foi bem tolerado, deixando pouca evidência visível de uso, e manteve concentrações plasmáticas do hormônio3 acima do nível terapêutico humano por um mês. O desenvolvimento adicional do patch de microagulhas rapidamente dissolvível para contracepção4 autoadministrada e de longa duração pode permitir que as mulheres controlem melhor sua fertilidade.

O novo método ainda precisa de testes em humanos e, é bom lembrar, ele não protege contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Leia também sobre "Métodos anticoncepcionais" e "Doenças Sexualmente Transmissíveis".

 

Fonte: Nature Biomedical Engineering, em 14 de janeiro de 2019

 

NEWS.MED.BR, 2019. Nova opção de contracepção mensal: patch com microagulhas aplicado pelas próprias pacientes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1332598/nova-opcao-de-contracepcao-mensal-patch-com-microagulhas-aplicado-pelas-proprias-pacientes.htm>. Acesso em: 6 dez. 2019.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
4 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
5 Cisalhamento: 1. Ato ou efeito de cisalhar, ou seja, de fazer cortes em ou de cortar as bordas de alguma coisa. 2. Em física, é o fenômeno de deformação ao qual um corpo está sujeito quando as forças que agem sobre ele provocam um deslocamento em planos diferentes, mantendo o volume constante. 3. Em geologia, é a fraturação das rochas sob a ação de esforços tectônicos, ou seja, dois esforços paralelos em sentidos opostos.
Gostou do artigo? Compartilhe!