"Três até cinco": OMS não atingirá meta de acesso a remédios anti-Aids
Em 2003 foi anunciada pela OMS a meta "três até cinco". A iniciativa visava o fornecimento de drogas contra a Aids a 3 milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento até 2005, uma meta difícil de ser alcançada. Agora, com o prazo final se aproximando, um relatório que será publicado deve mostrar que, embora tenha havido avanços, a OMS ainda não conseguiu atingir seus objetivos. Mesmo "fracassando", algumas mudanças foram aceleradas.
Em muitos países, os principais obstáculos foram a inexistência de uma estratégia coordenada para distribuir as drogas e a falta de funcionários para acompanhar os pacientes e o tratamento. Houve também um grande aumento na demanda por medicamentos antiretrovirais. Há mais pessoas recebendo essas drogas que muitas vezes salvam vidas, o que estimula outros a fazerem os testes de HIV1.
Com o encontro do G-8 na Escócia na próxima semana, a OMS espera que os US$ 27 bilhões prometidos para o tratamento global da Aids sejam convertidos em dinheiro para o uso imediato.
Saiba mais sobre a iniciativa "Três até cinco", da OMS.