Atalho: 5RCA0HM
Gostou do artigo? Compartilhe!

“Câncer de mama: fique de olho” - Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O câncer1 de mama2 é o segundo tumor3 maligno mais freqüente entre as mulheres, depois do câncer1 de pele4, e o que mais mata no País. O Instituto Nacional do Câncer1 (Inca) estima que 49.470 novos casos da doença serão diagnosticados somente neste ano. Flagrado na fase inicial, o câncer1 de mama2 tem cura em 90% dos casos. Mas a estimativa é de que três, em cada quatro pacientes brasileiras, recebam o diagnóstico5 tardiamente.

Para estimular o cuidado regular com as mamas6 e denunciar a dificuldade de acesso aos serviços de saúde7, a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais (SBM-MG) lança, na próxima segunda-feira (15/08), a Semana Nacional de Incentivo à Saúde7 Mamária, com a afixação de outdoors e distribuição de cartazes e panfletos. A campanha, cujo slogan é “Câncer de mama2: fique de olho”, tem como estrela a modelo Luiza Brunet e conta com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais. Veja a programação.

Promoção da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais
15/08 a 21/08 – Distribuição de cartilhas e cartazes. Veiculação de outdoors e anúncios.
17/08 (quarta-feira), às 20h – Palestra “Ser mulher hoje”, com a jornalista Leila Ferreira, na Associação Médica de Minas Gerais. Av. João Pinheiro, 161. Centro. Belo Horizonte. Entrada franca.
20/08 (sábado), de 9h às 13h – Mobilização na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Mastologistas vão ensinar como realizar o auto-exame das mamas6 e tirar dúvidas. Distribuição da “Carta Aberta às Autoridades e População”.

Informações e inscrições para a palestra: (31) 3247 1600.

Fonte: AMMG

NEWS.MED.BR, 2005. “Câncer de mama: fique de olho” - Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1014/cancer-de-mama-fique-de-olho-semana-nacional-de-incentivo-a-saude-mamaria.htm>. Acesso em: 26 jan. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

23/08/2005 - Complemento feito por Teresa
Semana de Incentivo à saude mamária em Maceió-Al
Apesar da chuva, a SBM-Al desenvolveu, no último domingo, dia 20.08.05, pela manhã, concentração seguida de caminhada e distribuição de panfletos explicativos sobre prevenção do câncer de mama; o evento se deu na bela praia de Pajuçara e contou com a presença de mastologistas, oncologistas , além de integrantes de associações (ONGs) como a APALA (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
A prefeitura da cidade de Messias (interior do Estado) enriqueceu o acontecimento enviando sua Banda Marcial, composta de talentosos jovens que deleitaram os presentes com a magnífica apresentação musical paralela às belas evoluções desenvolvidas durante o desfile.
A tradicional Banda da Polícia Militar de Maceió complementou a festa.

  • Entrar
  • Assinar