Atalho: 5RCA0JJ
Gostou do artigo? Compartilhe!

Suspensa a comercialização e o uso do anestésico Lidocaína da empresa Medicminas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Onze estados foram alertados em 15 de agosto para que não usem nenhum dos produtos distribuídos pela empresa Medicminas Equipamentos Médicos Ltda. A empresa é clandestina e foi a responsável pela distribuição dos anestésicos suspeitos de terem causado a morte de 3 pessoas, na Bahia. A Vigilância Sanitária apurou que, além da Bahia, os estados Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins também receberam os medicamentos da empresa Medicminas.

Três pessoas morreram e 12 se sentiram mal logo após usar o medicamento na última sexta-feira (12/08), no hospital do município de Itagibá, sul da Bahia. Essas pessoas sentiram dor de cabeça1 e tonturas2 uma hora após o uso da Lidocaína. Um dos usos deste medicamento anestésico é na diminuição do desconforto e os reflexos do esôfago3 durante exames de endoscopia4.

A Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias estaduais da Bahia e Minas Gerais estão fazendo análises do medicamento e apurando a causa das mortes. Qualquer relato de reações adversas por uso desses medicamentos devem ser notificados à Agência, pelo site www.anvisa.gov.br, no link Eventos Adversos.

A determinação da Anvisa não compromete a realização de exames de endoscopia4 desde que a Lidocaína utilizada não seja da empresa interditada.

Fonte: Anvisa

NEWS.MED.BR, 2005. Suspensa a comercialização e o uso do anestésico Lidocaína da empresa Medicminas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/934/suspensa-a-comercializacao-e-o-uso-do-anestesico-lidocaina-da-empresa-medicminas.htm>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Complementos

1 Cabeça:
2 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
4 Endoscopia: Método no qual se visualiza o interior de órgãos e cavidades corporais por meio de um instrumento óptico iluminado.
Gostou do artigo? Compartilhe!