Atalho: 5C7P618
Gostou do artigo? Compartilhe!

OMS: resistência aos medicamentos contra tuberculose bate recorde

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em algumas áreas do mundo, uma em cada quatro pessoas com tuberculose1 é infectada com uma forma da doença que não pode mais ser tratada pelos medicamentos padrão disponíveis, segundo relato da Organização Mundial da Saúde2 (OMS).

Por exemplo, 28% de todas as pessoas ultimamente diagnosticadas com tuberculose1 em uma região do noroeste da Rússia tinham a forma multirresistente da doença, em 2008. Este é o nível mais alto de resistência relatado pela OMS. Anteriormente este nível tinha alcançado 22% na República do Azerbaijão, em 2007.

No último protocolo da OMS (WHO's Multidrug and Extensively Drug-Resistant Tuberculosis: 2010 Global Report on Surveillance and Response) foi estimado que 440 mil pessoas estavam com a forma multirresistente da doença no mundo, em 2008, e que um terço delas morreriam. Quase 50% dos casos ocorreriam na China e Índia.

No mundo todo, dos pacientes recebendo as medicações para tratar a doença, cerca de 60% são curados, mas apenas 7% dos pacientes com formas multirresistentes de tuberculose1 são diagnosticados. Há uma necessidade urgente de expansão de acesso aos meios diagnósticos e a OMS tem trabalhado neste sentido.

Fonte: Organização Mundial de Saúde2

 

NEWS.MED.BR, 2010. OMS: resistência aos medicamentos contra tuberculose bate recorde. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/57100/oms-resistencia-aos-medicamentos-contra-tuberculose-bate-recorde.htm>. Acesso em: 19 set. 2019.

Complementos

1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!