Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA: injeção de corticoide no espaço epidural pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A injeção1 de corticoides, incluindo metilprednisolona, hidrocortisona, triamcinolona, betametasona e dexametasona, no espaço epidural2 para o tratamento da dor pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves, segundo alerta da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

A injeção1 de corticoide no espaço epidural2 da coluna pode resultar em eventos adversos raros, mas graves, incluindo a perda de visão3, derrame4, paralisia5 e morte. As injeções são dadas para o tratamento de dores no pescoço6 e nas costas7, irradiando para os braços e pernas. A eficácia e a segurança da administração peridural8 de corticosteroides não foram estabelecidas e a FDA não aprovou este uso para os corticosteroides.

FDA está exigindo a adição de uma advertência na bula desses corticoides injetáveis para descrever estes riscos.

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os riscos de injeções epidurais de corticoide dentro da comunidade médica, a FDA’s Safe Use Initiative convocou um painel de especialistas, incluindo especialistas em gerenciamento de dor para ajudar a definir as técnicas para essas injeções que reduziriam danos evitáveis. As recomendações do painel de especialistas serão liberadas quando forem finalizadas. A FDA convocará uma reunião do Comitê Consultivo de peritos externos no final de 2014 para discutir os benefícios e os riscos das injeções epidurais de corticoide e para determinar se são necessárias novas ações da FDA.

Por enquanto, a recomendação é que os pacientes discutam os riscos e benefícios de injeções epidurais de corticoides com seus médicos, juntamente com os benefícios e os riscos associados a outros tratamentos possíveis.

Fonte: FDA, em 23 de abril de 2014 

NEWS.MED.BR, 2014. FDA: injeção de corticoide no espaço epidural pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/537039/fda-injecao-de-corticoide-no-espaco-epidural-pode-levar-a-problemas-neurologicos-raros-mas-graves.htm>. Acesso em: 24 out. 2019.

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Espaço Epidural: Espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral.
3 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
4 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
5 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
6 Pescoço:
7 Costas:
8 Peridural: Mesmo que epidural. Localizado entre a dura-máter e a vértebra (diz-se do espaço do canal raquidiano). Na anatomia geral e na anestesiologia, é o que se localiza ou que se faz em torno da dura-máter.
Gostou do artigo? Compartilhe!