Atalho: 55ZLQU7
Gostou do artigo? Compartilhe!

Omeprazol reduz o efeito do Clopidogrel quando usados ao mesmo tempo, segundo alerta do FDA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O FDA (Food and Drug Administration) alerta os profissionais de saúde1 sobre a segurança do uso de Clopidogrel associado ao Omeprazol. A efetividade do Clopidogrel fica reduzida quando este é usado junto com o Omeprazol.

Novos dados mostram que quando o Clopidogrel, um anti-coagulante, é usado juntamente com o Omeprazol, um inibidor de bomba de prótons, a efetividade do Clopidogrel fica reduzida. Pacientes em risco de infarto2 ou acidentes vasculares3 cerebrais que fazem uso de Clopidogrel para prevenir a formação de coágulos sanguíneos não irão conseguir o efeito máximo desta medicação se usarem Omeprazol ao mesmo tempo. Separar as doses dos dois medicamentos durante o dia não reduz esta interação.

Outros medicamentos que espera-se tenham efeitos semelhantes e devem ser evitados em combinação com Clopidogrel são: cimetidina, fluconazol, cetoconazol, voriconazole, etravirina, felbamate, fluoxetina, fluvoxamina e ticlopidina.

 

Fonte consultada: Food and Drug Administration 

NEWS.MED.BR, 2009. Omeprazol reduz o efeito do Clopidogrel quando usados ao mesmo tempo, segundo alerta do FDA. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/52208/omeprazol-reduz-o-efeito-do-clopidogrel-quando-usados-ao-mesmo-tempo-segundo-alerta-do-fda.htm>. Acesso em: 30 nov. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
3 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!