Omeprazol e outros inibidores da bomba de prótons: quando parar de prescrever e como orientar a suspensão do medicamento?
Uma diretriz de prática clínica baseada em evidências foi publicada pelo Canadian Family Physician e alerta sobre a importância de saber tomar decisões sobre quando e como reduzir a dose ou parar de prescrever/usar inibidores da bomba de prótons como, por exemplo, o omeprazol.
O objetivo do trabalho foi desenvolver uma diretriz baseada em evidências para ajudar os clínicos a tomar decisões sobre quando e como reduzir a dose ou encerrar de forma segura o uso dos inibidores da bomba de prótons (IPPs). Isto feito de forma a se concentrar no mais alto nível de evidência disponível e buscar a contribuição dos profissionais de atenção primária nos processos de desenvolvimento, revisão e endosso das diretrizes.
Cinco profissionais de saúde1 (um médico de família, três farmacêuticos e um gastroenterologista) e 5 membros não votantes integraram a equipe geral. Os membros divulgaram conflitos de interesse. O processo de orientação incluiu a abordagem GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation), com uma revisão detalhada de evidências em reuniões pessoais, telefônicas e online.
De forma exclusiva, o processo de desenvolvimento das diretrizes incluiu uma revisão sistemática dos ensaios de prescrição de IPPs e o exame das revisões do dano do uso contínuo desses medicamentos. As sínteses narrativas das preferências dos pacientes e a literatura sobre implicações de recursos informaram sobre as recomendações. A equipe refinou o conteúdo da diretriz e a redação da recomendação através de consenso e sintetizou considerações clínicas para abordar questões comuns do clínico de linha de frente. O rascunho da orientação foi distribuído aos clínicos e depois às associações profissionais de saúde1 para revisões feitas em cada etapa. Um algoritmo de suporte à decisão foi desenvolvido em conjunto com a diretriz.
A diretriz recomenda a não prescrição de IPPs (redução de dose, interrupção ou uso de dosagem "on-demand") em adultos que completaram no mínimo 4 semanas de tratamento com IPP para azia2 ou doença do refluxo gastroesofágico3 leve a moderado ou esofagite4 e cujos sintomas5 são resolvidos. As recomendações não se aplicam àqueles que tiveram ou têm esôfago6 de Barrett, esofagite4 grave grau C ou D, ou história documentada de hemorragia7 por úlceras8 gastrointestinais.
Esta diretriz fornece recomendações práticas para a tomada de decisões sobre quando e como reduzir a dose ou parar com o uso de IPPs. As recomendações são destinadas a ajudar, não a ditar, a tomada decisões em conjunto com os pacientes.
Leia o artigo completo com as recomendações em "Deprescribing proton pump inhibitors".
Fonte: Canadian Family Physician, volume 63, número 5, de 1º de maio de 2017