Uso de antibióticos em crianças pequenas prejudica o desenvolvimento de anticorpos induzidos por vacinas
A maioria das crianças recebe antibióticos nos primeiros 2 anos de vida, enquanto a imunidade1 induzida pelas vacinas se desenvolve. Pesquisadores sugeriram uma associação negativa do uso de antibióticos com a imunidade1 induzida por vacinas em adultos, mas faltam dados para crianças.
De 2006 a 2016, crianças de 6 a 24 meses foram observadas em um estudo de coorte2. Uma análise secundária retrospectiva e não planejada do prontuário médico em relação às prescrições de antibióticos e medições de anticorpos3 das vacinas foi realizada simultaneamente.
Foram feitas medições de anticorpos3 em relação às vacinas contra difteria4-tétano5-coqueluche6 acelular (DTPa), poliomielite7 inativada (IPV), Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e pneumocócica conjugada (PCV). Os resultados foram publicados no periódico científico Pediatrics.
No total, foram comparadas 560 crianças (342 com e 218 sem prescrição de antibióticos). Os níveis de anticorpos3 induzidos pelas vacinas para vários antígenos8 da DTPa e da PCV foram menores (P <0,05) em crianças que receberam antibióticos.
Uma maior frequência de anticorpos3 induzidos pelas vacinas abaixo dos níveis protetores em crianças que receberam antibióticos ocorreu aos 9 e 12 meses de idade (P <0,05).
Os cursos de antibióticos ao longo do tempo foram negativamente associados aos níveis de anticorpos3 induzidos pelas vacinas. Para cada curso de antibiótico que a criança recebeu, os níveis de anticorpos3 pré-reforço para antígenos8 da DTPa foram reduzidos em 5,8%, Hib em 6,8%, IPV em 11,3% e PCV em 10,4% (todos P ≤0,05) e níveis de anticorpos3 pós-reforço para antígenos8 da DTPa foram reduzidos em 18,1%, Hib em 21,3%, IPV em 18,9% e PCV em 12,2% (todos P <0,05).
O estudo concluiu que o uso de antibióticos em crianças com menos de 2 anos de idade está associado a níveis mais baixos de anticorpos3 induzidos por vacinas para várias vacinas.
Leia sobre "Vacinas - como funcionam", "Calendário de Vacinação", "Usos e abusos dos antibióticos" e "Antígenos8 e anticorpos3 - o que são".
Fonte: Pediatrics, publicação em 27 de abril de 2022.