Gostou do artigo? Compartilhe!

Estatinas podem retardar o envelhecimento das artérias, segundo estudo publicado na revista Circulation Research

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado na revista Circulation Research, realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, relata que o uso de estatinas, medicação comumente usada para reduzir os níveis sangüíneos de colesterol1, pode retardar o envelhecimento das artérias2.

Pacientes cardiopatas podem apresentar envelhecimento mais acelerado das artérias2 coronarianas, quando comparado ao envelhecimento das demais artérias2 do organismo, devido aos danos causados no DNA que protege as paredes dessas artérias2.

Segundo o estudo, as estatinas estimulam a produção da proteína NBS-1, capaz de detectar danos no DNA das células3 arteriais e acelerar sua recuperação, atrasando o seu envelhecimento precoce. As estatinas não reduzem o estresse oxidativo ou os danos ao DNA, mas aceleram a recuperação do DNA das células3 na aterosclerose4.


Fonte: Circulation Research de 26 de setembro de 2008

NEWS.MED.BR, 2008. Estatinas podem retardar o envelhecimento das artérias, segundo estudo publicado na revista Circulation Research. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/24095/estatinas-podem-retardar-o-envelhecimento-das-arterias-segundo-estudo-publicado-na-revista-circulation-research.htm>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Complementos

1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Aterosclerose: Tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
Gostou do artigo? Compartilhe!