Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA aprova o comprimido para emagrecimento Wegovy, primeiro agente GLP-1 oral indicado para obesidade

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou a versão em comprimido do agonista1 do receptor GLP-1 semaglutida (Wegovy), tornando-o o primeiro agente GLP-1 oral indicado para perda de peso, anunciou a farmacêutica Novo Nordisk.

O comprimido de 25 mg, administrado uma vez ao dia, é aprovado para reduzir o peso e manter a perda de peso a longo prazo, em conjunto com dieta e exercícios, e para reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos maiores (ECAM).

No entanto, não é indicado para o tratamento da esteato-hepatite2 associada à disfunção metabólica (MASH) ou para o controle de peso pediátrico, como a semaglutida injetável.

A semaglutida injetável, administrada uma vez por semana, foi aprovada inicialmente para o controle crônico3 do peso em 2021. Um comprimido de semaglutida com dose menor (7 mg, 14 mg) também está disponível sob a marca Rybelsus, mas é aprovado apenas para o controle da glicemia4 e redução de ECAM em adultos com diabetes tipo 25.

Leia sobre "Como os agonistas GLP-1 e a tecnologia estão redefinindo a prática clínica".

A nova versão em comprimido da semaglutida deve ser tomada em jejum pela manhã, com até 120 ml de água. Os pacientes devem engolir os comprimidos inteiros e esperar pelo menos 30 minutos antes de comer, beber ou tomar outros medicamentos por via oral.

A aprovação baseou-se nos resultados do estudo OASIS 4, que incluiu 307 adultos com obesidade6 ou sobrepeso7 e uma ou mais comorbidades8 relacionadas ao peso. Pessoas com diabetes9 foram excluídas do estudo.

No estudo, ao analisar a eficácia, independentemente de todos os pacientes manterem o tratamento, os participantes que receberam semaglutida oral e seguiram uma dieta com redução de calorias10 e um programa de exercícios físicos apresentaram uma perda de peso média de 13,6% em comparação com 2,4% com o placebo11. Essa perda de peso foi ligeiramente inferior à obtida com a semaglutida injetável, que apresentou uma perda de peso média de 14,9% em um ensaio clínico inicial.

Os participantes que mantiveram o tratamento perderam, em média, 16,6% do seu peso corporal versus 2,7% com placebo11. Aproximadamente 30% dos participantes tratados com semaglutida oral alcançaram uma perda de peso de pelo menos 20% até a 64ª semana.

“Com mais opções, os profissionais de saúde12 estão mais bem preparados para personalizar as abordagens de tratamento e apoiar os pacientes que desejam controlar o peso, e essa aprovação histórica reforça exatamente esse tipo de escolha”, afirmou Timothy Garvey, MD, co-investigador do estudo OASIS 4 e professor da Universidade do Alabama em Birmingham, em um comunicado.

“A disponibilidade do comprimido Wegovy amplia as possibilidades de controle de peso com semaglutida, oferecendo aos profissionais de saúde12 um medicamento potente e eficaz em um novo método de administração, permitindo atender mais pacientes onde quer que estejam”, acrescentou.

O perfil de segurança foi semelhante ao da semaglutida injetável, com efeitos colaterais13 gastrointestinais, incluindo náuseas14, vômitos15, constipação16 e diarreia17, liderando a lista de eventos adversos. Outros efeitos colaterais13 incluíram dor de estômago18, dor de cabeça19, fadiga20, indigestão, tontura21, sensação de inchaço22, arrotos, hipoglicemia23 em pessoas com diabetes tipo 25, gases, gastroenterite24, azia25 e coriza26 ou dor de garganta27.

Os avisos na bula incluem pancreatite28, problemas na vesícula biliar29, desidratação30, problemas estomacais graves, alterações na visão31 em pessoas com diabetes tipo 25, aumento da frequência cardíaca, depressão, ideação suicida e aspiração sob sedação32 profunda.

A bula também contém um alerta em destaque sobre o risco de tumores de células33 C da tireoide34.

Uma dose inicial de 1,5 mg estará disponível nos Estados Unidos no início de janeiro em farmácias e provedores de telemedicina selecionados por US$ 149 por mês, com ofertas de desconto, informou a Novo Nordisk.

Veja também sobre "Obesidade6" e "Repercussões cardíacas da obesidade6".

 

Fontes:
Novo Nordisk, comunicado publicado em 22 de dezembro de 2025.
MedPage Today, notícia publicada em 23 de dezembro de 2025.

 

NEWS.MED.BR, 2025. FDA aprova o comprimido para emagrecimento Wegovy, primeiro agente GLP-1 oral indicado para obesidade. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1498630/fda-aprova-o-comprimido-para-emagrecimento-wegovy-primeiro-agente-glp-1-oral-indicado-para-obesidade.htm>. Acesso em: 26 dez. 2025.

Complementos

1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
3 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
4 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
5 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
7 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
8 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
9 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
10 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
11 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
13 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
14 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
15 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
16 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
17 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
18 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
19 Cabeça:
20 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
21 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
22 Inchaço: Inchação, edema.
23 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
24 Gastroenterite: Inflamação do estômago e intestino delgado caracterizada por náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais. É produzida pela ingestão de vírus, bactérias ou suas toxinas, ou agressão da mucosa intestinal por diversos mecanismos.
25 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
26 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
27 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
28 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
29 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
30 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
31 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
32 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
33 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
34 Tireoide: Glândula endócrina altamente vascularizada, constituída por dois lobos (um em cada lado da TRAQUÉIA) unidos por um feixe de tecido delgado. Secreta os HORMÔNIOS TIREOIDIANOS (produzidos pelas células foliculares) e CALCITONINA (produzida pelas células para-foliculares), que regulam o metabolismo e o nível de CÁLCIO no sangue, respectivamente.
Gostou do artigo? Compartilhe!