Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo de fase 1/2 para descrever a segurança e imunogenicidade de uma candidata a vacina de RNA de COVID-19 (BNT162b1)

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em março de 2020, a OMS declarou uma pandemia1 de doença do coronavírus 2019 (COVID-19), devido ao coronavírus 2 da síndrome2 respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). Com >8,8 milhões de casos e >450.000 mortes relatadas globalmente, uma vacina3 é urgentemente necessária.

Nesse relatório provisório, disponibilizado na plataforma medRxiv, pesquisadores relataram os dados disponíveis de segurança, tolerabilidade e imunogenicidade de um estudo em andamento de escalonamento de dose, controlado por placebo4 e cego para o observador, realizado em adultos saudáveis, entre 18 e 55 anos de idade, randomizados para receber 2 doses, separadas por 21 dias, de 10 µg, 30 µg ou 100 µg de BNT162b1. Essa é uma vacina3 de RNAm, produzida pela farmacêutica Pfizer, formulada com nanopartículas lipídicas e modificada por nucleosídeo que codifica o domínio de ligação ao receptor (DLR) da glicoproteína spike do SARS-CoV-2 trimerizada.

As reações locais e os eventos sistêmicos5 eram dependentes da dose, geralmente leves a moderados e transitórios. As concentrações de IgG de ligação ao DLR e as concentrações neutralizadoras de SARS-CoV-2 nos soros aumentaram com o nível da dose e após uma segunda dose.

As concentrações neutralizadoras médias geométricas atingiram 1,8 a 2,8 vezes as de um painel de soros humanos convalescentes da COVID-19. Estes resultados suportam uma avaliação mais aprofundada desta candidata à vacina3 de RNAm.

Leia sobre "Vacinas contra o coronavírus" e "COVID-19 - o que sabemos até agora sobre uma vacina3".

 

Fonte: medRxiv, publicação em 01 de julho de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Estudo de fase 1/2 para descrever a segurança e imunogenicidade de uma candidata a vacina de RNA de COVID-19 (BNT162b1). Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1372528/estudo-de-fase-1-2-para-descrever-a-seguranca-e-imunogenicidade-de-uma-candidata-a-vacina-de-rna-de-covid-19-bnt162b1.htm>. Acesso em: 26 nov. 2020.

Complementos

1 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
5 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
Gostou do artigo? Compartilhe!