STI-1499, um potente anticorpo anti-SARS-CoV-2, demonstra capacidade de inibir completamente a infecção pelo vírus in vitro em estudos pré-clínicos
O anticorpo1 STI-1499 demonstrou em experimentos pré-clínicos (os resultados completos serão submetidos a uma publicação revisada por pares em breve):
- 100% de inibição da infecção2 pelo vírus3 SARS-CoV-2 em células4 saudáveis após quatro dias de incubação5.
- Ligação específica à subunidade S1 da proteína spike do SARS-CoV-2 e bloqueio completo de sua interação com o receptor ACE2.
A empresa biofarmacêutica Sorrento pretende gerar um produto de coquetel de anticorpos6 que funcionaria como um "escudo protetor" contra a infecção2 pelo coronavírus SARS-CoV-2 e permaneceria eficaz, mesmo que as mutações virais tornassem uma única terapia de anticorpo1 menos eficaz ao longo do tempo.
A Sorrento tem examinado diligentemente bilhões de anticorpos6 em sua biblioteca proprietária de anticorpos6 totalmente humanos G-MAB™ e até agora identificou centenas de candidatos a anticorpos6 que se ligam à subunidade S1 da proteína spike do SARS-CoV-2.
Aproximadamente uma dúzia desses anticorpos6 demonstrou a capacidade de bloquear a interação da proteína S1 com a enzima7 conversora de angiotensina 2 humana (ACE2), o receptor usado para entrada viral nas células4 humanas. Esses anticorpos6 bloqueadores foram ainda testados quanto à sua capacidade de inibir a infecção2 pelo vírus3 SARS-CoV-2 em um modelo in vitro de infecção2 pelo vírus3 SARS-CoV-2, de acordo com um contrato de teste pré-clínico para candidatos a tratamentos da COVID-19, anunciado anteriormente em 31 de março de 2020.
Entre os anticorpos6 que mostram atividade neutralizante, um anticorpo1 se destacou por sua capacidade de bloquear completamente a infecção2 por SARS-CoV-2 de células4 saudáveis nas experiências. O STI-1499 neutralizou completamente a infectividade8 do vírus3 em uma dose muito baixa de anticorpos6, tornando-o um candidato principal para testes e desenvolvimento adicionais. Análises bioquímicas e biofísicas iniciais também indicam que o STI-1499 é um candidato potencialmente forte a medicamento a base de anticorpos6.
A Sorrento determinou que o STI-1499 provavelmente será o primeiro anticorpo1 no coquetel de anticorpos6 (COVI-SHIELD™) que está desenvolvendo, como anunciado recentemente. Também é esperado que o STI-1499 seja desenvolvido como uma terapia autônoma (COVI-GUARD™) devido à alta potência que ele exibiu em experimentos até o momento. A empresa planeja solicitar avaliação prioritária e revisão acelerada dos reguladores para determinar o melhor caminho para disponibilizar o possível tratamento o mais rápido possível.
Espera-se que a instalação de fabricação de anticorpos6 de cGMP de última geração da Sorrento em San Diego seja capaz de produzir até duzentas mil doses por mês e a companhia pretende produzir um milhão de doses em risco enquanto busca a aprovação do FDA para qualquer candidato a produto dp STI-1499. A companhia está buscando um potencial apoio governamental e parceiros farmacêuticos para aumentar ainda mais a capacidade de fabricação do STI-1499, com o objetivo de fornecer dezenas de milhões de doses em um curto período de tempo para atender à grande demanda projetada.
"Nosso anticorpo1 STI-1499 mostra um potencial terapêutico excepcional e pode potencialmente salvar vidas após o recebimento das aprovações regulatórias necessárias. Nós da Sorrento estamos trabalhando dia e noite para concluir as etapas necessárias para obter esse candidato a produto aprovado e disponível ao público em espera", afirmou Dr. Henry Ji, presidente e CEO da Sorrento.
Leia sobre "Como o novo coronavírus entra no tecido9 respiratório e pode explorar as defesas" e "Tratamentos farmacológicos para a COVID-19".
Fonte: Sorrento Therapeutics, notícia publicada em 15 de maio de 2020.