Gostou do artigo? Compartilhe!

Amphoragel: gel lubrificante aguarda autorização do FDA para ser comercializado como droga eficaz no combate ao HIV

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
A Instead, empresa da Califórnia detentora da patente do Amphoragel, já obteve autorização do FDA (Food and Drug Administration) para vendê-lo como gel lubrificante vaginal. A aprovação do Amphoragel como proteção contra o contágio1 do HIV2 em mulheres ainda é aguardada pela Instead.

Testes clínicos iniciais realizados por cientistas da Unicamp mostraram que o produto é seguro para o uso vaginal. O objetivo do teste na Unicamp não era provar sua eficácia contra o HIV2, mas sua segurança. Testes mais completos estão sendo feitos com o produto em mulheres de Madagascar, na África, com apoio do Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

A busca por um produto vaginal que seja efetivo no combate ao HIV2 foi intensificada após o aumento de contágio1 de mulheres em relações heterossexuais. Como o preservativo é o único método 100% seguro para evitar o contágio1, as mulheres dependem da cooperação de seus parceiros para se protegerem.

O efeito esperado do gel é manter a acidez da vagina3 num nível em que o HIV2 não sobreviva. O pH da vagina3 varia entre 3,5 e 4,5, o que protege a mulher do contágio1. No entanto, como o sêmen4 tem um pH entre 7,2 e 8,0, a acidez da vagina3 aumenta para níveis superiores a 6,0 numa relação sexual. O que o Amphoragel faz é manter a acidez da vagina3 num nível abaixo de 5,0.

Existem mais de 60 produtos em estudo com o mesmo propósito. O N9 (nonoxynol-9), por exemplo, um espermicida conhecido e comercializado há muito tempo, não provou ser eficaz em reduzir as infecções5 sexualmente transmitidas, incluindo o contágio1 pelo HIV2. E além disso, provoca irritação vaginal com o uso, o que pode facilitar o contágio1 pelo HIV2.

O que pode ser afirmado até o momento é que o Amphoragel é eficaz em manter a acidez da vagina3 num pH de 5,0 e que é um produto seguro para o uso vaginal. Mas a autorização para vendê-lo também como um produto que se mostrou eficaz na prevenção ao HIV2 ainda é esperada e depende de estudos futuros.
NEWS.MED.BR, 2006. Amphoragel: gel lubrificante aguarda autorização do FDA para ser comercializado como droga eficaz no combate ao HIV. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1071/amphoragel-gel-lubrificante-aguarda-autorizacao-do-fda-para-ser-comercializado-como-droga-eficaz-no-combate-ao-hiv.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Contágio: 1. Em infectologia, é a transmissão de doença de uma pessoa a outra, por contato direto ou indireto. 2. Na história da medicina, aplica-se a qualquer doença contagiosa. 3. No sentido figurado, é a transmissão de características negativas, de vícios, etc. ou então a reprodução involuntária de reação alheia.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
3 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
4 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

08/03/2006 - Complemento feito por DR.
Re: Amphoragel: gel lubrificante aguarda autorização do FDA para ser comercializado como droga eficaz no combate ao HIV
É MUITO IMPORTANTE!!!
DESCOBRIR NOVAS DROGAS QUE PREVINAM A INFECÇÃO DO HIV NO ORGANISMO HUMANO, COMO É O CASO DO AMPHORAGEL, QUE TORNA O pH VAGINAL IMPRÓPRIO PARA A SOBREVIVÊNCIA DO VÍRUS DA AIDS. COM ESSAS DESCOBERTAS, LOGICAMENTE, TEREMOS GRANDE BENEFÍCIO AOS NOSSOS PACIENTES, E QUE ESPECIFICAMENTE EM MINHA ESPECIALIDADE, A NEUROLOGIA, VIRÁ A EVITAR GRAVES LESÕES DO SNC, AS QUAIS CAUSAM GRANDE DANO AOS PACIENTES PROPORCIONANDO LESÕES, QUE NÃO SÓ TRAZEM DESCONFORTO COMO MÁ QUALIDADE DE VIDA, E PODENDO ACRESCENTAR A GRAVE DISCRIMINAÇÃO SOCIAL QUE PASSAM ESTES PACIENTES, QUANDO OS MESMOS REVELAM ESTE DIAGNÓSTICO A TERCEIROS. AÍ TEMOS PACIENTES COM QUADROS DEPRESSIVOS CONSTANTES, PARALISIAS DENERVOS FACIAIS, MARCHAS ATAXICAS COM FENOMENOS DE DESEQUILIBRIOS E OUTROS DESCONFORTOS MAIS. É UMA PENA QUE NESTE SÉCULO QUE PASSOU, TENHA SURGIDO DOENÇA TÃO INGRATA PARA A RAÇA HUMANA. PORÉM, VEIO PARA QUE AS PESSOAS APRENDAM A TER MAIOR FIDELIDADE AOS CONJUGES. AQUELES QUE NÃO SEGUEM ESSAS REGRAS PAGAM CARO POR ADQUIRIR A DOENÇA.
MAIS UMA VEZ, PARABÉNS AOS PESQUIZADORES E CIENTISTAS EM TODAS AS AREAS DE DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA!!!

  • Entrar
  • Assinar