Gostou do artigo? Compartilhe!

Microcefalia: IOC/Fiocruz identifica a presença de Zika vírus no líquido amniótico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) constatou a presença do genoma do vírus1 Zika em amostras de líquido amniótico2 de duas gestantes do estado da Paraíba, cujos fetos foram confirmados com microcefalia3 através de exames de ultrassonografia4. As pesquisas foram feitas no Laboratório de Flavivírus do Instituto.

O material genético (RNA) do vírus1 foi detectado em amostras de líquido amniótico2, por meio de técnicas de RT-PCR5 convencional e de RT-PCR5 em tempo real. Os resultados obtidos foram reconfirmados através da técnica de sequenciamento parcial do genoma viral detectado nas amostras. São conhecidos dois genótipos do vírus1 Zika, os genótipos asiático e africano. O genótipo6 detectado foi o asiático. Os resultados foram comunicados ao Ministério da Saúde7. Apesar de ser um achado científico importante para o entendimento da infecção8 por Zika vírus1 em humanos, os dados atuais não estabelecem uma relação causal entre o vírus1 Zika e os casos de microcefalia3 nestas gestantes, porém traz dados novos que são relevantes para o esforço de esclarecimento dos casos.

Leia a matéria completa em:

IOC/Fiocruz identifica a presença de Zika vírus1 em dois casos de microcefalia3

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz(IOC)/Fiocruz, em 18 de novembro de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. Microcefalia: IOC/Fiocruz identifica a presença de Zika vírus no líquido amniótico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/811674/microcefalia-ioc-fiocruz-identifica-a-presenca-de-zika-virus-no-liquido-amniotico.htm>. Acesso em: 12 jul. 2020.

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Ultrassonografia: Ultrassonografia ou ecografia é um exame complementar que usa o eco produzido pelo som para observar em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas internas do organismo (órgãos internos). Os aparelhos de ultrassonografia utilizam uma frequência variada, indo de 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, os quais são interpretados através de computação gráfica.
5 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
6 Genótipo: Composição genética de um indivíduo, ou seja, os genes que ele tem.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!