O primeiro estudo a examinar o sequenciamento rápido do genoma completo em uma coorte1 de epilepsia2 mostrou alto rendimento diagnóstico3 e utilidade clínica entre bebês4 com epilepsia2 de início recente.

O estudo piloto, publicado no The Lancet Neurology, sugere a realização de testes precoces para convulsões, independentemente do cenário de tratamento.

No estudo Gene-STEPS, 43 de 100 crianças receberam um diagnóstico3 genético molecular. Todos os participantes com diagnóstico3 genético receberam o benefício imediato do aconselhamento sobre risco de recorrência5.

O diagnóstico3 genético informou as decisões de tratamento em mais da metade (56%) do grupo. Dois terços (65%) receberam avaliação adicional, enquanto 86% receberam um prognóstico6 mais informado da sua equipa médica, centrando-se na probabilidade de deficiência intelectual. Oito crianças evitaram mais testes e duas crianças foram redirecionadas para cuidados paliativos7.

Em alguns casos, o diagnóstico3 genético sugeriu um prognóstico6 relativamente bom, incluindo uma elevada probabilidade de desmame de medicamentos anticonvulsivantes e desenvolvimento normal.

Saiba mais sobre "Epilepsias", "Convulsões" e "Exame genético".

A idade média dos pacientes no sequenciamento rápido do genoma foi de 172 dias, e os resultados dos testes chegaram em uma mediana de 37 dias a partir do início das crises, relataram Amy McTague, PhD, da University College London, na Inglaterra, e co-autores.

“Nossas descobertas fornecem suporte para estimular o uso de testes genômicos rápidos de última geração para facilitar o diagnóstico3 etiológico8 precoce que pode informar o manejo direcionado urgente nesta população vulnerável”, escreveram os pesquisadores.

Mais de 800 genes estão implicados nas epilepsias infantis e muitas epilepsias infantis apresentam sintomas9 semelhantes. Ao contrário dos testes genéticos direcionados para confirmar um diagnóstico3 suspeito, o sequenciamento rápido do genoma procura alterações no DNA que possam explicar os sintomas9, analisando todo o genoma.

No estudo, os pesquisadores avaliaram a viabilidade, rendimento diagnóstico3 e utilidade clínica do sequenciamento rápido do genoma na epilepsia2 infantil.

Eles relatam que a maioria das epilepsias de início neonatal e infantil tem etiologias genéticas presumidas, e os diagnósticos genéticos precoces têm o potencial de informar o manejo clínico e melhorar os resultados.

Neste contexto, foi realizado um estudo de coorte10 internacional, multicêntrico (Gene-STEPS), que é um estudo piloto da Parceria Internacional de Precisão para a Saúde11 Infantil (IPCHiP). A IPCHiP é um consórcio de quatro centros pediátricos com serviços de subespecialidade de nível terciário na Austrália, Canadá, Reino Unido e EUA.

Recrutou-se bebês4 com epilepsia2 de início recente ou convulsões febris complexas de centros da IPCHiP, que tinham menos de 12 meses no início das convulsões. Foram excluidos bebês4 com convulsões febris simples, convulsões agudas provocadas, causa adquirida conhecida ou causa genética conhecida.

Amostras de sangue12 foram coletadas de probandos e pais biológicos disponíveis. Os dados clínicos foram coletados de prontuários médicos, médicos responsáveis pelo tratamento e pais. O sequenciamento do genoma trio foi feito quando ambos os pais estavam disponíveis, e o sequenciamento do genoma duo ou singleton foi feito quando um ou nenhum dos pais estava disponível.

Protocolos específicos do local foram utilizados para extração de DNA e preparação de biblioteca. O sequenciamento rápido e análise do genoma foi feito em laboratórios clinicamente credenciados e os resultados foram devolvidos às famílias.

Analisou-se estatísticas resumidas para características demográficas e clínicas da coorte1 e o tempo, o rendimento diagnóstico3 e o impacto clínico do sequenciamento rápido do genoma.

Entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022, foram matriculados 100 bebês4 com epilepsia2 de início recente, dos quais 41 (41%) eram meninas e 59 (59%) eram meninos. A idade média de início das convulsões foi de 128 dias (IQR 46-192).

Para 43 (43% [distribuição binomial IC 95% 33-53]) de 100 bebês4, identificou-se diagnósticos genéticos, com um tempo médio desde o início das convulsões até o resultado do sequenciamento rápido do genoma de 37 dias (IQR 25-59).

O diagnóstico3 genético foi associado ao início neonatal das convulsões versus início infantil das convulsões (14 [74%] de 19 vs 29 [36%] de 81; p = 0,0027), ambiente de referência (12 [71%] de 17 para cuidados intensivos, 19 [44%] de 43 pacientes internados em terapia não intensiva e 12 [28%] de 40 pacientes ambulatoriais; p = 0,0178) e síndrome13 epiléptica (13 [87%] de 15 para epilepsias autolimitadas, 18 [35%] de 51 para encefalopatias14 do desenvolvimento e epilépticas, 12 [35%] de 34 para outras síndromes; p = 0,001).

O sequenciamento rápido do genoma revelou heterogeneidade genética, com 34 genes únicos ou regiões genômicas implicadas. Os diagnósticos genéticos tiveram utilidade clínica imediata, informando o tratamento (24 [56%] de 43), avaliação adicional (28 [65%]), prognóstico6 (37 [86%]) e aconselhamento sobre risco de recorrência5 (todos os casos).

Essas descobertas apoiam a viabilidade da implementação do sequenciamento rápido do genoma no cuidado clínico de bebês4 com epilepsia2 de início recente. O acompanhamento longitudinal é necessário para avaliar melhor o papel do diagnóstico3 genético rápido na melhoria dos resultados clínicos, da qualidade de vida e econômicos.

Leia sobre "Mutações genéticas" e "Crise convulsiva febril: o que é".

The Lancet Neurology, Vol. 22, Nº 9, em setembro de 2023.
MedPage Today, notícia publicada em 07 de setembro de 2023.

NEWS.MED.BR, 2023. Sequenciamento rápido do genoma em bebês com epilepsia mostra benefício imediato. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1459400/sequenciamento-rapido-do-genoma-em-bebes-com-epilepsia-mostra-beneficio-imediato.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

1 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
2 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
6 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
7 Paliativos: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
8 Etiológico: Relativo à etiologia; que investiga a causa e origem de algo.
9 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
10 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
11 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
12 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
13 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
14 Encefalopatias: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.