Gostou do artigo? Compartilhe!

Uso de anticoncepcional antes da gravidez aumenta risco de filhos com rinite alérgica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Mulheres que usam pílulas anticoncepcionais com desogestrel, gestodeno ou acetato de ciproterona, cada um associado ao etinilestradiol, antes de decidir por uma gravidez1, têm mais chances de ter filhos com alergias nasais. Um estudo finlandês, com a coordenação de Leea Keski-Nisula, da Universidade de Kuopio, divulgou a associação entre o uso destes remédios preventivos e doenças alérgicas na revista médica Allergy.

Os pesquisadores estudaram 1182 crianças (618 alérgicas e 564 controles saudáveis) com idade entre cinco e seis anos. Os resultados mostraram que, comparadas às mães que não usaram contraceptivos orais, as mulheres que tomaram pílula durante um ano antes de engravidar tiveram 67% mais chances de ter um filho com rinite2 alérgica ou outra alergia3 nasal. O risco foi maior principalmente naquelas crianças com história de alergia3 nos pais e entre as do sexo masculino. Não foi observada associação entre o uso de contraceptivos pelas mães e a ocorrência de asma4 ou eczema5 atópico nos seus filhos.

Fonte: Allergy

NEWS.MED.BR, 2007. Uso de anticoncepcional antes da gravidez aumenta risco de filhos com rinite alérgica. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/10454/uso-de-anticoncepcional-antes-da-gravidez-aumenta-risco-de-filhos-com-rinite-alergica.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
3 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
4 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
5 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
Gostou do artigo? Compartilhe!