Atalho: 5RYF561
Gostou do artigo? Compartilhe!

JACC: consumo regular de álcool pode levar à fibrilação atrial. O risco aumenta 8% para cada 10 gramas a mais no consumo diário.

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Meta-análise de 14 estudos, liderada por Satoru Kodama, da University of Tsukuba Institute of Clinical Medicine, no Japão, mostrou que o consumo regular de álcool, especialmente em grande quantidade, pode levar à fibrilação atrial.

É sabido que o consumo esporádico de álcool pode desencadear fibrilação atrial, mas os achados do presente estudo sugerem que o consumo regular desta substância pode levar a esta condição, principalmente quando em maior quantidade.

A meta-análise de 14 estudos, publicada no Journal of the American College of Cardiology (JACC), verificou que o risco de fibrilação atrial para quem consume álcool em excesso é 51% maior do que para aqueles que não consumem álcool ou o fazem ocasionalmente. Este risco aumenta 8% para cada 10 gramas a mais no consumo diário de álcool.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology – volume 57, janeiro de 2011

NEWS.MED.BR, 2011. JACC: consumo regular de álcool pode levar à fibrilação atrial. O risco aumenta 8% para cada 10 gramas a mais no consumo diário.. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/170572/jacc-consumo-regular-de-alcool-pode-levar-a-fibrilacao-atrial-o-risco-aumenta-8-para-cada-10-gramas-a-mais-no-consumo-diario.htm>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Gostou do artigo? Compartilhe!