Atalho: 6UZXKJF
Gostou do artigo? Compartilhe!

Mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, expostos ao repelente DEET podem ignorar a substância por até três horas após o contato

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Nova pesquisa da London School of Hygiene & Tropical Medicine, publicada pelo periódico PLos ONE, mostrou que mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor da dengue1 e da febre amarela2, expostos ao repelente DEET (benzamida) podem apresentar alterações em receptores olfativos, mudanças estas de curto prazo e não genéticas, que os tornam insensíveis a este repelente por até cerca de três horas após a exposição.

Os autores testaram mudanças nas respostas ao DEET em mosquitos Aedes aegypti, que picam durante o dia. Eles verificaram que a exposição de curta duração ao DEET foi suficiente para causar as alterações e verificaram que esta insensibilidade ao cheiro poderia estar correlacionada a uma diminuição na sensibilidade dos receptores de odor existentes nas antenas dos mosquitos.

Segundo os pesquisadores, novas pesquisas são necessárias para determinar quanto tempo o efeito dura, como os mosquitos podem superar o repelente e de que forma isso pode ser combatido. Isso não significa que devemos parar de usar repelentes - pelo contrário, o DEET é um repelente muito bom, e ainda é recomendado para uso em áreas de alto risco.

Fonte: London School of Hygiene & Tropical Medicine

NEWS.MED.BR, 2013. Mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, expostos ao repelente DEET podem ignorar a substância por até três horas após o contato. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/339159/mosquitos-incluindo-o-aedes-aegypti-expostos-ao-repelente-deet-podem-ignorar-a-substancia-por-ate-tres-horas-apos-o-contato.htm>. Acesso em: 22 out. 2020.

Complementos

1 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
2 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

26/02/2013 - Complemento feito por Sérgio
Re: Mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, expostos ao repelente DEET podem ignorar a substância por até três horas após o contato
É por isso que sempre usei Exposis. A Icaridina, princípio ativo do repelente oferece uma proteção de 10 horas quando aplicado corretamente à pele. A Organização Mundial da Saúde recomenda o produto também.

  • Entrar
  • Assinar