news.med.br  -  Para pacientes
Para pacientes - 29/01/08
Oitenta por cento dos adultos vão ter, pelo menos uma vez na vida, um tipo de dor de cabeça1 conhecida como cefaléia2 tensional, que é a mais comum de todos os tipos de cefaléias3. Outras razões podem levar a dores de cabeça1 como, por exemplo, estresse, insônia, cansaço e exageros alimentares. Por outro lado, a dor de cabeça1 também pode acompanhar doenças graves como infecções4 do sistema nervoso5, tumores, hemorragias6 intracranianas, isquemias7, trombose8 venosa, dentre outras. No entanto, as dores de cabeça1 decorrentes de problemas graves são a minoria.
1 Cabeça:
2 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
3 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
6 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
7 Isquemias: Insuficiência absoluta ou relativa de aporte sanguíneo a um ou vários tecidos. Suas manifestações dependem do tecido comprometido, sendo a mais frequente a isquemia cardíaca, capaz de produzir infartos, isquemia cerebral, produtora de acidentes vasculares cerebrais, etc.
8 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
   [Mais...]

Para pacientes - 28/12/07
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maastrich, na Holanda, e publicado na revista Hypertension, da Associação Americana do Coração1, relata que indivíduos que medem sua pressão arterial2 em casa conseguem reduzir o uso de medicamentos para controlar a hipertensão arterial3 e, conseqüentemente, os gastos com esses medicamentos.
1 Coração: Órgão muscular oco localizado no tórax, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em um adulto, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células do nosso organismo.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
   [Mais...]

Para pacientes - 05/11/07
O relatório oficial publicado este mês pelo World Cancer1 Research Fund em conjunto com o American Institute for Cancer1 Research é o que há de mais abrangente sobre prevenção de câncer1. Foram seis anos de estudo até a produção e revisão finais de todas as pesquisas disponíveis sobre prevenção de câncer1. Inicialmente englobou 500 mil estudos, que foram filtrados para 7 mil, os quais seguiam o padrão rigoroso de inclusão neste relatório.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Para pacientes - 18/09/07
O uso de medicamentos contra tosse e resfriado pode ser perigoso para a saúde1 das crianças, de acordo com informações divulgadas pelo FDA (Food and Drug Administration). Estes medicamentos são vendidos sem a necessidade de apresentação de prescrição médica na farmácia, mas podem causar danos à saúde1, principalmente se usados de forma incorreta. Para evitar tais danos, o FDA faz recomendações aos pais sobre o uso dessas medicações.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Para pacientes - 11/09/07
O aumento de incidência1 da dengue2 coincide com a chegada das altas temperaturas e das chuvas. O mais importante é saber prevenir a doença. A única maneira de evitar a dengue2 é não deixar o mosquito nascer, com medidas que evitem o acúmulo de água em recipientes que facilitam a reprodução3 e a disseminação do vetor. Conheça mais sobre a doença e as formas de prevenção.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
3 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
   [Mais...]

Para pacientes - 10/08/07
O Colégio Americano de Medicina Esportiva (The American College of Sports Medicine - ACSM) e a Associação Americana do Coração1 (American Heart Association - AHA) atualizaram as recomendações sobre exercícios físicos para adultos, idosos e adultos com doenças crônicas. Escolha abaixo sua categoria e encontre as recomendações para você ter uma vida saudável e ativa.
1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
   [Mais...]

Para pacientes - 24/07/07
O March of Dimes é uma instituição que trabalha para que toda gravidez1 seja bem planejada e bem- sucedida evitando o nascimento prematuro de bebês2. Com o objetivo de orientar as futuras mães sobre uma gravidez1 saudável e os cuidados que devem ser tomados desde o planejamento da gravidez1 até o nascimento do bebê, o March of Dimes publicou conselhos nutricionais baseados em evidências científicas.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Para pacientes - 18/06/07
A Fundação de Câncer1 Ginecológico (Gynecologic Cancer1 Foundation), a Sociedade de Oncologistas Ginecológicos (Society of Gynecologic Oncologists) e a Sociedade Americana de Câncer1 (American Cancer1 Society) estão recomendando que as mulheres prestem atenção especial a sintomas2 relacionados ao câncer1 de ovário3, tais quais dor pélvica4 ou abdominal, edema5 (inchaço6) abdominal, dificuldade para se alimentar e urgência7 para urinar.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
4 Pélvica: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
5 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
6 Inchaço: Inchação, edema.
7 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
   [Mais...]

Para pacientes - 31/05/07
Cerca de 80 mil pessoas morrem ao ano, no Brasil, por complicações causadas pelo fumo. Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, o News.med.br organizou um material para seus pacientes, com dados atuais, informações úteis e métodos para abandonar o vício. (Baixe gratuitamente o material de apoio e distribua a seus pacientes).   [Mais...]
Para pacientes - 18/04/07
O Ministério da Saúde1 espera imunizar 11 milhões de pessoas acima de 60 anos ou 70% dos 15,7 milhões de idosos, em todo o território nacional. No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83,9% da população com mais de 60 anos.

A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas no mundo todo recebem a vacina2 contra gripe3. O que reduz a mortalidade4 em até 50% entre a população idosa.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
3 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

» 22/12/2006 - Pé Diabético: cuidados simples para preveni-lo
» 28/11/2006 - Apoio ao paciente: campanha de diagnóstico precoce de Retinoblastoma
» 14/11/2006 - Apoio ao paciente: no Dia Mundial do Combate ao Diabetes, baixe gratuitamente um livro de culinária criativa com pratos para as festas de final de ano para toda a família
» 14/07/2006 - Apoio aos pacientes: Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho
» 08/03/2006 - Apoio aos pacientes: no Dia Internacional da Mulher, confira um guia especial sobre saúde da mulher
» 30/01/2006 - Apoio aos pacientes: Asma - Prevenção e Tratamento
» 26/01/2006 - Apoio aos pacientes: Rinite - O que fazer com este incômodo?
» 22/12/2005 - Chegou o verão: baixe a cartilha de cuidados com a pele e eduque seus pacientes para a prevenção de doenças
» 14/11/2005 - 14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes: confira dicionário gratuito em pdf para educação de seu paciente
» 08/11/2005 - Confira material de apoio ao paciente: Sou obeso e quero mudar esta realidade


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos