Apoio ao paciente: campanha de diagnóstico precoce de Retinoblastoma
O Retinoblastoma é um tumor1 maligno originário de células2 da retina3, que é a membrana do olho4 sensível à luz. A apresentação mais comum do Retinoblastoma é o reflexo pupilar branco ou o reflexo do olho4 de gato. O Retinoblastoma pode ser congênito5 ou aparecer durante os 3 primeiros anos de vida. Ele pode afetar os dois olhos6 ou apenas um olho4.
Pré-diagnóstico7
Com apenas um click você pode estar salvando uma vida. Quando a luz do flash da câmera fotográfica bate sobre os olhos6 e reflete o branco na pupila, é possível ver o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor1. Quando notar esse sintoma8, procure um oftalmologista9 para realizar os exames necessários para verificação do problema.
Diagnóstico7
O diagnóstico7 é feito pelo exame do fundo do olho4, em geral complementado pela ultrassonografia10 ocular e pela tomografia por computador do olho4, órbita e sistema nervoso central11.
O tratamento
O tratamento do retinoblastoma depende do seu estágio de evolução. Tumores pequenos em geral são tratados por laser. Tumores médios são tratados por quimioterapia12, braquiterapia13 e laser. Tumores grandes geralmente só podem ser tratados pela remoção do globo ocular14. Quando há invasão do sistema nervoso central11 ou metástases15 à distância, usa-se quimioterapia12 e radioterapia16 no tratamento.
Os resultados do tratamento são melhores quanto menos avançado é o estágio da doença. Por isso, ajude a divulgar estas informações.
(Conteúdo gentilmente cedido por Dr. Ederson da Silva).