Atalho: 5RC9Z1T
Gostou do artigo? Compartilhe!

Luz solar ajuda a reduzir câncer de próstata

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisadores de três centros americanos de câncer1 disseram que um estudo mostrou que uma maior exposição à luz solar ajuda a diminuir o risco de câncer1 de próstata2.

O estudo foi conduzido pelo Dr. Esther John do Northern California Cancer1 Center e diz que homens com alta exposição à luz solar têm metade do risco de desenvolver câncer1 de próstata2 se comparados aos homens com baixa exposição ao sol. Pesquisadores dizem que em homens com certas variações genéticas, o risco é ainda mais reduzido, chegando a ser até 65% menor.

"Nós acreditamos que a luz solar ajuda a reduzir o risco de câncer1 de próstata2 porque o corpo fabrica a forma ativa da vitamina3 D durante a exposição ao sol", disse John. A vitamina3 D é conhecida por promover o crescimento normal de células4 prostáticas e inibir a disseminação de células4 cancerígenas prostáticas a outras partes do corpo (metástases5).

Os pesquisadores advertem que os homens não devem tentar reduzir o risco de câncer1 de próstata2 se expondo ao sol porque isto aumenta o risco de câncer1 de pele6 como o melanoma7.

Os achados deste estudo, conduzido pelo Northern California Cancer1 Center, pela University of Southern California e pela Wake Forest University, foram publicados na revista Cancer1 Research em junho de 2005.

Fonte: Cancer1 Research

Equipe Médica Centralx8

NEWS.MED.BR, 2005. Luz solar ajuda a reduzir câncer de próstata. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/893/luz-solar-ajuda-a-reduzir-cancer-de-prostata.htm>. Acesso em: 3 abr. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
8 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!