Uso de antidepressivos está associado a risco aumentado de micro-hemorragia cerebral
Antidepressivos específicos para serotonina podem aumentar o risco de eventos adversos hemorrágicos1. Em um estudo transversal anterior, não se observou uma associação entre o uso de antidepressivos e presença de hemorragias2 cerebrais subclínicas. Neste estudo longitudinal, publicado pelo periódico Stroke, pesquisadores investigaram se o uso de antidepressivos está associado a um maior risco de novas micro-hemorragias2 cerebrais subclínicas.
No total, 2.559 participantes do estudo de base populacional Rotterdam, todos sem micro-hemorragias2 no início do estudo e com idade de 45 anos ou mais, foram submetidos à ressonância magnética3 cerebral no início da pesquisa, repetida entre 2005 e 2013 (média de intervalo de tempo de 3,9 anos) para determinar a incidência4 de micro-hemorragias2. O uso de antidepressivos (sim versus não) foi avaliado. Em análises adicionais, os antidepressivos foram classificados como de baixa, média ou alta afinidade para o transportador de serotonina e, alternativamente, como inibidores seletivos ou inibidores não-seletivos da recaptação da serotonina. Foram usados modelos de regressão logística multivariada para investigar a associação de antidepressivos com microssangramentos incidentes5.
O uso de antidepressivos foi associado a uma maior incidência4 de micro-hemorragia6 cerebral do que o não uso. Quando estratificada por afinidade para o transportador da serotonina, o uso de antidepressivos com afinidade intermediária foi associado a um risco aumentado de desenvolver microssangramentos. Finalmente, tanto os inibidores seletivos como os não-seletivos da recaptação da serotonina foram associados ao aumento da incidência4 de micro-hemorragias2.
Concluiu-se que o uso de antidepressivos foi associado a um risco aumentado de desenvolvimento de microssangramentos cerebrais. Estes resultados podem apoiar os resultados de estudos clínicos anteriores sobre o aumento do risco de hemorragia6 intracraniana e extracraniana em usuários de antidepressivos.