Atalho: 6LN32G9
Gostou do artigo? Compartilhe!

Exposições a antibióticos nos primeiros seis meses de vida pode influenciar índice de massa corporal no futuro, publicado pelo International Journal of Obesity

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para examinar as associações de exposições aos antibióticos durante os primeiros dois anos de vida e o desenvolvimento de massa corporal durante os primeiros sete anos de vida foi realizado um estudo longitudinal de coorte1 publicado pelo International Journal of Obesity.

Um total de 11.532 crianças, nascidas com 2.500 gramas, participaram do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), um estudo de base populacional de crianças nascidas em Avon, Reino Unido, entre 1991-1992.

Foram realizadas medidas acompanhando as exposições aos antibióticos durante três diferentes intervalos de tempo no início da vida (<6 meses, 6 a 14 meses, 15 a 23 meses) e os índices de massa corporal em cinco tempos distintos (6 semanas, 10 meses, 20 meses, 38 meses e 7 anos).

A exposição aos antibióticos durante os primeiros 6 meses de vida foi consistentemente associada ao aumento da massa corporal . A exposição dos 6 aos 14 meses não mostrou nenhuma associação com o índice de massa corporal2, enquanto a exposição dos 15 aos 23 meses foi significativamente associada ao aumento do IMC3. O uso de outros medicamentos que não são antibióticos não foi associado ao índice de massa corporal2.

Concluiu-se que a exposição precoce aos antibióticos está associada a aumentos consistentes na massa corporal entre 10 e 38 meses de vida. Embora os efeitos das exposições iniciais sejam modestos em nível individual, eles poderiam ter consequências substanciais para a saúde4 da população. Dada a prevalência5 de exposições aos antibióticos em crianças e à luz das crescentes preocupações sobre a obesidade6 infantil, mais estudos são necessários para isolar os efeitos e definir as implicações para a massa corporal ao longo da vida e os potenciais riscos cardiovasculares.

Fonte: International Journal of Obesity, publicação online, de 21 de agosto de 2012

 

NEWS.MED.BR, 2012. Exposições a antibióticos nos primeiros seis meses de vida pode influenciar índice de massa corporal no futuro, publicado pelo International Journal of Obesity. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/315055/exposicoes-a-antibioticos-nos-primeiros-seis-meses-de-vida-pode-influenciar-indice-de-massa-corporal-no-futuro-publicado-pelo-international-journal-of-obesity.htm>. Acesso em: 26 mai. 2020.

Complementos

1 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!