Bio-Manguinhos: novo teste de triagem para Aids e hepatite C diminui a janela imunológica
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, irá concluir em 2009 o desenvolvimento do kit brasileiro NAT HIV1/HCV. O NAT é um sistema informatizado para testes de HIV1, vírus2 da Aids, e do HCV, vírus2 da hepatite3 C. O kit será utilizado na triagem sorológica nos serviços de hemoterapia do país e permite diminuir a janela imunológica - tempo contado desde a infecção4 pelo vírus2 até a produção de anticorpos5 pelo sistema imune6, em que o vírus2 não é detectado na triagem sorológica dos serviços de hemoterapia.
Com o novo kit, o tempo para detecção do HIV1, que atualmente é de 21 dias, passará a ser dez dias. Já o diagnóstico7 do HCV, que é de 72 dias, diminuirá para 14 dias. A vantagem está na detecção do material genético do vírus2 no sangue8, enquanto o teste Elisa evidencia a presença de anticorpos5. Com tecnologia brasileira, aumentará a segurança para as transfusões de sangue8 e tem previsão de ser incorporada ao Sistema Único de Saúde9 (SUS) em 2010.
Desde 2004, o projeto NAT é desenvolvido Ministério da Saúde9 por meio da Coordenação de Sangue8 e Hemoderivados, da Fiocruz, do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Vigilância em Saúde9, da Anvisa e da Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás). Atuam também como parceiras: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e representantes de toda a hemorrede do SUS.
O Ministério da Saúde9 solicitará à Anvisa o registro do kit em agosto de 2009. A previsão é de incorporação ao Sistema Único de Saúde9 (SUS) em 2010.