Atividade física vigorosa pode proteger contra o câncer de mama, segundo pesquisa da Breast Cancer Research
A pesquisa Breast Cancer1 Detection Demonstration Project Follow-up Study analisou a atividade física de 32.269 mulheres através de questionários ao longo de onze anos. Atividades regulares como corrida, ginástica aeróbica ou trabalho doméstico vigoroso estão associadas a uma redução de 30% do risco de desenvolvimento de câncer1 de mama2 em mulheres com peso corporal normal e na pós-menopausa3. O estudo foi publicado na revista Breast Cancer1 Research.
Após análises estatísticas, os resultados monstraram uma associação inversa entre atividades físicas vigorosas e câncer1 de mama2 em mulheres na pós-menopausa3 que apresentavam peso corporal normal. A atividade física pesada só protege mulheres que não estão com sobrepeso4 ou obesas. Exercícios leves não têm o mesmo efeito. Esta relação não varia de acordo com o status de receptores hormonais5. Os achados sugerem que atividades físicas atuam em mecanismos biológicos que são independentes do controle de peso do organismo.
Foram consideradas atividades vigorosas: corrida, caminhada rápida, tênis competitivo, aeróbica, bicicleta ao ar livre, dança rápida, tarefas domésticas pesadas como esfregar o chão, lavar janelas, cavar no jardim ou cortar madeira. Exercícios leves incluíam passar aspirador de pó, lavar roupas, pintura, jardinagem em geral, caminhada, tênis recreativo e boliche.