Gostou do artigo? Compartilhe!

Bio-Manguinhos: novo teste de triagem para Aids e hepatite C diminui a janela imunológica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, irá concluir em 2009 o desenvolvimento do kit brasileiro NAT HIV1/HCV. O NAT é um sistema informatizado para testes de HIV1, vírus2 da Aids, e do HCV, vírus2 da hepatite3 C. O kit será utilizado na triagem sorológica nos serviços de hemoterapia do país e permite diminuir a janela imunológica - tempo contado desde a infecção4 pelo vírus2 até a produção de anticorpos5 pelo sistema imune6, em que o vírus2 não é detectado na triagem sorológica dos serviços de hemoterapia.

Com o novo kit, o tempo para detecção do HIV1, que atualmente é de 21 dias, passará a ser dez dias. Já o diagnóstico7 do HCV, que é de 72 dias, diminuirá para 14 dias. A vantagem está na detecção do material genético do vírus2 no sangue8, enquanto o teste Elisa evidencia a presença de anticorpos5. Com tecnologia brasileira, aumentará a segurança para as transfusões de sangue8 e tem previsão de ser incorporada ao Sistema Único de Saúde9 (SUS) em 2010.

Desde 2004, o projeto NAT é desenvolvido Ministério da Saúde9 por meio da Coordenação de Sangue8 e Hemoderivados, da Fiocruz, do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Vigilância em Saúde9, da Anvisa e da Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás). Atuam também como parceiras: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e representantes de toda a hemorrede do SUS.

O Ministério da Saúde9 solicitará à Anvisa o registro do kit em agosto de 2009. A previsão é de incorporação ao Sistema Único de Saúde9 (SUS) em 2010.

Fonte: Ministério da Saúde9 - Fiocruz

NEWS.MED.BR, 2008. Bio-Manguinhos: novo teste de triagem para Aids e hepatite C diminui a janela imunológica. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/25535/bio-manguinhos-novo-teste-de-triagem-para-aids-e-hepatite-c-diminui-a-janela-imunologica.htm>. Acesso em: 20 out. 2020.

Complementos

1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
6 Sistema imune: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
7 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!