Gostou do artigo? Compartilhe!

Exercícios aeróbicos diários diminuem o ronco em crianças obesas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

De acordo com estudo publicado na edição online de novembro de 2006 da revista Obesity, foram estudadas 100 crianças obesas, com idades entre 7 e 11 anos em Augusta, Geórgia, Estados Unidos. Um quarto das crianças roncou ou teve outros problemas relacionados com o sono, de acordo com questionários preenchidos pelos seus pais.

Os investigadores dividiram as crianças aleatoriamente em três grupos. Um grupo realizou 40 minutos de exercício aeróbico supervisionado - basquetebol, futebol ou pular cordas - diariamente por aproximadamente 13 semanas. Outro grupo realizou 20 minutos do mesmo tipo de exercício aeróbico diariamente. Para comparação, as crianças no terceiro grupo não realizaram qualquer exercício aeróbio, apenas continuaram com as suas atividades habituais.

Após 13 semanas, os pais das crianças responderam um questionário a respeito do ronco e outros distúrbios do sono. Nos resultados, ambos os grupos que fizeram exercício mostraram uma melhora semelhante em relação ao ronco, mas as crianças que se exercitaram por 40 minutos ao dia mostraram uma melhora global maior com relação a problemas do sono.

As melhorias não dependeram da perda de peso ou de mudanças no IMC1 (índice de massa corpórea) das crianças.

Fonte: Obesity Outubro de 2006

NEWS.MED.BR, 2006. Exercícios aeróbicos diários diminuem o ronco em crianças obesas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1909/exercicios-aerobicos-diarios-diminuem-o-ronco-em-criancas-obesas.htm>. Acesso em: 10 jul. 2020.

Complementos

1 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
Gostou do artigo? Compartilhe!