Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo do CDC mostra que 52% dos diabéticos têm artrite, enquanto 36,4% da população geral é acometida por esta mesma doença

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Mais da metade dos diabéticos sofrem de artrite1, segundo pesquisadores do Center for Disease Control and Prevention (CDC). E isto não é apenas um problema para pessoas idosas. Diabéticos com idade entre 18 e 44 anos têm 27,6% de chance de ter artrite1 – 2,5 vezes mais do que os 11% encontrados na população geral.

 

O estudo foi publicado na revista científica Morbidity and Mortality Weekly Report de 9 de maio de 2008. Foram estudados adultos com mais de 18 anos, residentes em mais de 50 estados dos Estados Unidos, entre 2005 e 2007. No grupo com idade entre 45 e 64 anos, a artrite1 acomete 51,8% dos diabéticos e 36,4% da população geral. Naqueles com idade igual ou superior a 65 anos, são acometidos pela artrite1 62,4% dos diabéticos e 56,2% dos que não são diabéticos.

 

Os resultados surpreenderam até mesmo os pesquisadores, segundo Charles Helmick, que lidera o grupo de cientistas do programa de artrite1 do CDC (CDC's arthritis program).

 

Diabéticos geralmente não se exercitam tanto o quanto deveriam. Mais de 20% dos diabéticos e mais de 30% dos portadores tanto de artrite1 quanto de diabetes2 são sedentários. Nos diabéticos são encontradas barreiras usuais para justificar a inatividade física: falta de tempo, outras prioridades, falta de motivação, dentre outras. Mas quando coexistem artrite1 e diabetes2, outros motivos estão envolvidos: os doentes preocupam-se quanto à segurança da escolha de uma atividade física que não lese ainda mais suas articulações3.

 

Felizmente, atividades simples como caminhadas, natação e ciclismo são benéficas para as articulações3 e são exercícios que a maioria das pessoas pode realizar sem medo. Existem formas de auxílio às pessoas que precisam de mais orientações, começando pelo site do CDC sobre artrite1 (www.cdc.gov/arthritis/index.htm) e os programas de exercícios desenvolvidos pela Fundação de Artrite1 (Arthritis Foundation - www.arthritis.org/exercise-intro.php).

 

Fonte: CDC's MMWR: Morbidity and Mortality Weekly Report

NEWS.MED.BR, 2008. Estudo do CDC mostra que 52% dos diabéticos têm artrite, enquanto 36,4% da população geral é acometida por esta mesma doença. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/17130/estudo-do-cdc-mostra-que-52-dos-diabeticos-tem-artrite-enquanto-36-4-da-populacao-geral-e-acometida-por-esta-mesma-doenca.htm>. Acesso em: 3 mar. 2021.

Complementos

1 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
3 Articulações:
Gostou do artigo? Compartilhe!