Atalho: 6B1L29B
Gostou do artigo? Compartilhe!

Polpa de tomate concentrada protege a pele contra os raios ultravioletas, prevenindo o câncer de pele e o fotoenvelhecimento

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo apresentado por cientistas britânicos na reunião anual da Sociedade Britânica para Dermatologia Investigativa (British Society for Investigative Dermatology), da Universidade de Oxford, em abril de 2008, sugere que o antioxidante licopeno, presente no tomate, protege a pele1 contra a radiação ultravioleta, prevenindo o fotoenvelhecimento e o câncer2 de pele1.

 

Participaram do estudo 10 voluntários que ingeriram cerca de 55 gramas de polpa de tomate comum misturadas a 10 gramas de azeite por dia. Outros 10 participantes tomaram apenas o azeite. Após três meses, amostras da pele1 do grupo que ingeriu tomate e azeite mostraram que eles tinham 33% a mais de proteção contra queimaduras solares – equivalente a um fator de proteção solar igual a 1,3 – e níveis bem maiores de pro-colágeno3, molécula que dá estrutura à pele1 e a mantém firme, prevenindo o fotoenvelhecimento.

 

A quantidade de tomate usada equivale a uma refeição comum que inclua polpa de tomate concentrada. Tomates cozidos apresentam maior teor de licopeno, o qual já foi associado também à proteção contra o câncer2 de próstata4.

 

Os cientistas alertam que estes benefícios do tomate devem ser vistos como uma "ferramenta adicional" e não como uma alternativa para substituir o uso de protetores solares.

 

O estudo envolveu um número pequeno de participantes, durante um período curto de tempo. A equipe pretende fazer novas pesquisas, mais abrangentes, sobre os benefícios do licopeno para a pele1.

 

Fonte: British Society for Investigative Dermatology

NEWS.MED.BR, 2008. Polpa de tomate concentrada protege a pele contra os raios ultravioletas, prevenindo o câncer de pele e o fotoenvelhecimento. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/16650/polpa-de-tomate-concentrada-protege-a-pele-contra-os-raios-ultravioletas-prevenindo-o-cancer-de-pele-e-o-fotoenvelhecimento.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
4 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
Gostou do artigo? Compartilhe!