Compreender mais sobre o microbioma1 intestinal e como ele pode afetar o desenvolvimento e o tratamento da insuficiência cardíaca2 (IC) pode levar a uma abordagem mais personalizada para o manejo da doença, sugere um novo artigo de revisão.

“O microbioma1 intestinal modula a fisiopatologia3 da insuficiência cardíaca2, contribui para a progressão da doença e para as respostas terapêuticas, e é promissor como um novo biomarcador”, observam os autores. “As interações entre o microbioma1 intestinal, a dieta e os medicamentos oferecem modalidades potencialmente inovadoras para o tratamento de pacientes com insuficiência4 cardíaca”, acrescentam.

Segundo eles, a colaboração interdisciplinar facilitará a tradução da microbiômica intestinal de precisão para a avaliação clínica e o manejo de pacientes com IC.

A revisão foi publicada no Journal of the American College of Cardiology.

“Nos últimos anos, reunimos mais conhecimento sobre a importância do microbioma1 intestinal em relação ao funcionamento geral do nosso corpo e, embora o sistema cardiovascular5 e o próprio coração6 possam parecer bastante distantes do intestino, sabemos que o microbioma1 intestinal afeta o sistema cardiovascular5 e a fisiologia7 da insuficiência cardíaca2”, disse a autora principal, Petra Mamic, MD, da Escola de Medicina da Universidade de Stanford.

“Também aprendemos que o microbioma1 é muito personalizado. Parece ser afetado por muitos fatores intrínsecos e também extrínsecos. No caso das doenças cardiovasculares8 em particular, sempre soubemos que a dieta e o estilo de vida faziam parte do risco ambiental, e agora acreditamos que o microbioma1 intestinal pode ser um dos fatores que medeiam esse risco”, disse ela.

“Os estudos sobre o microbioma1 intestinal são difíceis de fazer e estamos bem no início deste tipo de investigação. Mas aprendemos que o microbioma1 está alterado ou desregulado em muitas doenças, incluindo muitas doenças cardiovasculares8, e muitas das alterações no microbioma1 que vemos em diferentes doenças cardiovasculares8 parecem se sobrepor”, acrescentou ela.

Mamic explicou que os pacientes com insuficiência cardíaca2 têm um microbioma1 que parece diferente e desregulado em comparação com o microbioma1 de indivíduos saudáveis.

“A dificuldade é descobrir se as alterações do microbioma1 estão causando insuficiência cardíaca2 ou se são consequência da insuficiência cardíaca2 e de todos os medicamentos e comorbidades9 associados à insuficiência4 cardíaca”, comentou ela.

Estudos em animais demonstraram que muitos produtos microbianos, pequenas moléculas produzidas pelo microbioma1, parecem afetar a forma como o coração6 se recupera de uma lesão10, por exemplo, após um infarto do miocárdio11, e o quanto o coração6 cicatriza e hipertrofia12 após uma lesão10, relatou Mamic. Essas pequenas moléculas derivadas do microbioma1 também podem afetar a pressão arterial13, que é desregulada na insuficiência cardíaca2.

Outros produtos do microbioma1 podem ser pró-inflamatórios ou anti-inflamatórios, o que pode novamente afetar a fisiologia7 cardiovascular e o coração6, observou ela.

Leia sobre "Sete passos para um coração6 saudável", "Microbioma1 intestinal humano" e "Bactérias do bem".

Dieta rica em fibras pode ser benéfica

Uma área de particular interesse atualmente envolve o papel dos ácidos graxos de cadeia curta, que são um subproduto de micróbios no intestino que digerem as fibras.

“Esses ácidos graxos de cadeia curta parecem ter efeitos positivos na fisiologia7 do hospedeiro. Eles são anti-inflamatórios; esses ácidos graxos de cadeia curta estão significativamente esgotados”, explicou Mamic.

Eles são um foco de interesse óbvio porque esses ácidos graxos de cadeia curta são produzidos quando as bactérias intestinais decompõem a fibra alimentar, aumentando a possibilidade de efeitos benéficos decorrentes da ingestão de uma dieta rica em fibras.

Outro produto de interesse do microbioma1 intestinal é o N-óxido de trimetilamina, formado quando as bactérias intestinais decompõem nutrientes como L-carnitina e fosfatidilcolina, nutrientes abundantes em alimentos de origem animal, especialmente carne vermelha. Este metabólito14 tem efeitos pró-aterogênicos e pró-trombóticos15 e afetou negativamente a remodelação cardíaca em um modelo de insuficiência cardíaca2 em camundongos, observa a revisão.

No entanto, embora seja demasiado cedo para fazer recomendações dietéticas específicas com base nestas descobertas, Mamic salienta que se pensa que uma dieta rica em fibras é benéfica.

“A investigação nutricional é muito difícil de fazer e os dados são limitados, mas, da melhor forma que podemos resumir as coisas, sabemos que as dietas à base de plantas, como as dietas mediterrânea e DASH, parecem prevenir alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca2 e parecem retardar a progressão da doença”, acrescentou.

Uma das principais recomendações nessas dietas é uma alta ingestão de fibras, incluindo alimentos integrais, vegetais, frutas, legumes, nozes, e menor ingestão de alimentos processados16 e carne vermelha. “Em geral, acho que todos deveriam comer assim, mas recomendo especificamente uma dieta baseada em vegetais e com grande quantidade de fibras para meus pacientes com insuficiência4 cardíaca”, disse Mamic.

Grande variação na composição do microbioma1

A revisão também explora a ideia de personalização da dieta ou de tratamentos específicos dependendo da composição do microbioma1 intestinal de um indivíduo.

Mamic explica: “Quando olhamos para a composição do microbioma1 entre os indivíduos, é muito diferente. Há muito pouca sobreposição entre os indivíduos, mesmo em pessoas que estão relacionadas. Parece ter mais a ver com o ambiente – pessoas que vivem juntas são mais propensas a ter semelhanças em seu microbioma1. Ainda estamos tentando entender o que impulsiona essas diferenças”.

Pensa-se que estas diferenças podem afetar a resposta a uma dieta ou medicação específica. Mamic dá o exemplo da fibra. “Nem todas as bactérias conseguem digerir os mesmos tipos de fibra, por isso nem todas as pessoas respondem da mesma forma a uma dieta rica em fibras. Isso provavelmente se deve às diferenças no seu microbioma”.

Outro exemplo é a resposta ao medicamento para insuficiência cardíaca2 digoxina, que é metabolizado por uma cepa17 específica de bactéria18 no intestino. A toxicidade19 ou eficácia da digoxina parece ser influenciada pelos níveis desta estirpe bacteriana, e isto novamente pode ser influenciado pela dieta, diz Mamic.

Manipulando o microbioma1 como estratégia terapêutica20

As terapias direcionadas ao microbioma1 também podem se tornar parte de futuras estratégias de tratamento para muitas doenças, incluindo a insuficiência cardíaca2, dizem os autores da revisão.

Os probióticos21 (alimentos e suplementos dietéticos que contêm micróbios vivos) interagem com a microbiota22 intestinal para alterar beneficamente a fisiologia7 do hospedeiro. Certos probióticos21 podem modular especificamente processos desregulados na insuficiência cardíaca2, como foi sugerido em um modelo de insuficiência cardíaca2 em roedores, no qual a suplementação23 com probióticos21 contendo Lactobacillus e Bifidobacterium resultou em uma função cardíaca marcadamente melhorada, relatam os autores.

No entanto, um ensaio randomizado24 (GutHeart) com levedura probiótica Saccharomyces boulardii em pacientes com insuficiência cardíaca2 não encontrou melhora na função cardíaca em comparação com o tratamento padrão.

Comentando isto, Mamic sugeriu que poderá ser necessária uma abordagem mais específica.

“Alguns dos nossos dados preliminares mostraram que as pessoas com insuficiência cardíaca2 apresentam uma depleção25 grave de Bifidobacterium”, disse Mamic. Essas bactérias estão disponíveis comercialmente como probióticos21, e os pesquisadores estão planejando um estudo para fornecer esses probióticos21 específicos aos pacientes com insuficiência cardíaca2. “Estamos tentando encontrar caminhos práticos para avançar e sermos guiados pelos dados. Essas pessoas têm muito poucas Bifidobacterium, e sabemos que os probióticos21 parecem ser melhor aceitos pelo hospedeiro onde há uma necessidade específica delas, então isso parece ser uma abordagem sensata.”

Atualmente, Mamic não recomenda que pacientes com insuficiência cardíaca2 tomem produtos probióticos21 gerais, mas ela informa seus pacientes sobre o estudo que está realizando. “Os probióticos21 são bastante diferentes uns dos outros. É um mercado muito desregulamentado. Um produto probiótico26 geral pode não conter as bactérias específicas necessárias.”

Veja também sobre "Insuficiência cardíaca2", "Disbiose intestinal27" e "Benefícios dos probióticos21".

Confira a seguir o resumo do artigo publicado pela equipe.

Tratamento baseado no microbioma1 intestinal para pacientes28 com insuficiência cardíaca2

Apesar dos avanços terapêuticos, a insuficiência cardíaca2 (IC) crônica ainda está associada a um risco significativo de morbidade29 e mortalidade30. O curso da doença e as respostas às terapias variam amplamente entre os indivíduos com IC, destacando a necessidade de abordagens de medicina de precisão.

O microbioma1 intestinal é um aspecto importante da medicina de precisão na IC. Estudos clínicos exploratórios revelaram padrões comuns de desregulação do microbioma1 intestinal nesta doença, com estudos mecanísticos em animais fornecendo evidências do envolvimento ativo do microbioma1 intestinal no desenvolvimento e na fisiopatologia3 da IC.

Insights mais aprofundados sobre as interações microbioma1 intestinal-hospedeiro em pacientes com IC prometem fornecer novos biomarcadores de doenças, alvos preventivos e terapêuticos e melhorar a estratificação de risco de doenças.

Este conhecimento pode permitir uma mudança de paradigma na forma como cuidamos dos pacientes com IC e abrir caminho para melhores resultados clínicos através de cuidados personalizados para a IC.

Journal of the American College of Cardiology, Vol. 81, Nº 17, em maio de 2023.
Medscape, notícia publicada em 27 de abril de 2023.

NEWS.MED.BR, 2023. Microbioma intestinal pode orientar terapia personalizada para insuficiência cardíaca. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1460820/microbioma-intestinal-pode-orientar-terapia-personalizada-para-insuficiencia-cardiaca.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

1 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Fisiopatologia: Estudo do conjunto de alterações fisiológicas que acontecem no organismo e estão associadas a uma doença.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Sistema cardiovascular: O sistema cardiovascular ou sistema circulatório sanguíneo é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
6 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
7 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
8 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
9 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
10 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
11 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
12 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
13 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
14 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
15 Trombóticos: Relativo à trombose, ou seja, à formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
16 Alimentos processados: São aqueles que passam por processamento industrial (larga escala) ou doméstico, contendo elementos químicos. Este processo de transformação, mesmo que caseiro, é percebido como menos saudável que o natural. Geralmente estes produtos sofrem junção com outro tipo de produto, como conservantes, ou alterações em sua temperatura. Exemplo: qualquer produto enlatado, engarrafado ou embutidos.
17 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
18 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
19 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
20 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
21 Probióticos: Suplemento alimentar, rico em micro-organismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
22 Microbiota: Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, protozoários e outros microrganismos que têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. Fazem parte da microbiota humana uma quantidade enorme de bactérias que vivem em harmonia no organismo e auxiliam a ação do sistema imunológico e a nutrição, por exemplo.
23 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
24 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
25 Depleção: 1. Em patologia, significa perda de elementos fundamentais do organismo, especialmente água, sangue e eletrólitos (sobretudo sódio e potássio). 2. Em medicina, é o ato ou processo de extração de um fluido (por exxemplo, sangue) 3. Estado ou condição de esgotamento provocado por excessiva perda de sangue. 4. Na eletrônica, em um material semicondutor, medição da densidade de portadores de carga abaixo do seu nível e do nível de dopagem em uma temperatura específica.
26 Probiótico: Suplemento alimentar, rico em micro-organismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
27 Disbiose intestinal: Definida como o desequilíbrio da flora intestinal, entre os microrganismos benéficos e patogênicos, que resulta em uma situação desfavorável à saúde do indivíduo.
28 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
29 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
30 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.