Gostou do artigo? Compartilhe!

Células T CAR redirecionadas para a GRP78 da superfície celular exibem atividade robusta contra a leucemia mieloide aguda e não têm como alvo células progenitoras hematopoiéticas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A imunoterapia com células1 T expressando receptores de antígenos2 quiméricos (CARs) resultou em uma melhora notável da sobrevida3 global para pacientes4 com cânceres recorrentes/refratários5. No entanto, o sucesso da terapia com células1 T CAR tem sido amplamente limitado a malignidades hematológicas da linhagem de células1 B.

Encontrar um alvo de imunoterapia ideal para leucemia6 mieloide aguda (LMA) provou ser um desafio devido à sobreposição de expressão de antígenos2 em blastos de LMA e células1 progenitoras hematopoiéticas (CPHs) normais ou células1 mieloides maduras.

Dessa forma, o desenvolvimento de células1 T CAR para leucemia6 mieloide aguda foi dificultado pela escassez de alvos expressos em blastos de LMA e não em células1 progenitoras hematopoiéticas.

Neste estudo, publicado na revista Nature Communications, foi demonstrado que a proteína 78 regulada por glicose7 (GRP78) é expressa na superfície celular de blastos primários de LMA, mas não em CPHs.

Para ter como alvo a GRP78, foram geradas células1 T que expressam um CAR baseado em peptídeo específico para GRP78, que mostra evidências de fratricídio mínimo pós-ativação / transdução e diferenciação de células1 T dependente de antígeno8.

As células1 T CAR-GRP78 reconhecem e matam células1 da LMA positivas para GRP78 sem toxicidade9 para CPHs. In vivo, as células1 T CAR-GRP78 têm atividade anti-LMA significativa.

Para evitar a diferenciação de células1 T dependentes de antígeno8, bloqueou-se a sinalização CAR e a expressão de GRP78 na superfície celular após a ativação usando dasatinibe durante a fabricação de células1 T CAR-GRP78. Isso melhora significativamente sua função efetora in vitro e in vivo.

Assim, atacar a leucemia6 mieloide aguda positiva para GRP78 na superfície celular com células1 T CAR é viável e justifica exploração ativa adicional.

Saiba mais sobre "Leucemia6 mieloide aguda", "Imunoterapia" e "Câncer10 - informações importantes".

 

Fonte: Nature Communications, publicação em 31 de janeiro de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Células T CAR redirecionadas para a GRP78 da superfície celular exibem atividade robusta contra a leucemia mieloide aguda e não têm como alvo células progenitoras hematopoiéticas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1409795/celulas-t-car-redirecionadas-para-a-grp78-da-superficie-celular-exibem-atividade-robusta-contra-a-leucemia-mieloide-aguda-e-nao-tem-como-alvo-celulas-progenitoras-hematopoieticas.htm>. Acesso em: 15 ago. 2022.

Complementos

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Antígenos: 1. Partículas ou moléculas capazes de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substâncias que, introduzidas no organismo, provocam a formação de anticorpo.
3 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Refratários: 1. Que resiste à ação física ou química. 2. Que resiste às leis ou a princípios de autoridade. 3. No sentido figurado, que não se ressente de ataques ou ações exteriores; insensível, indiferente, resistente. 4. Imune a certas doenças.
6 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
8 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
9 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
10 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
Gostou do artigo? Compartilhe!