Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobrepeso e obesidade no início da idade adulta estão associados a maior risco de câncer colorretal de início precoce

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pessoas com sobrepeso1 ou obesidade2 na faixa dos 20 anos correm maior risco de desenvolver câncer3 colorretal (CCR) de início precoce, relatam pesquisadores na Alemanha.

O estudo “apoia fortemente as sugestões de que os recentes aumentos na prevalência4 de obesidade2 em gerações mais jovens podem ser um fator importante no aumento da incidência5 de CCR de início precoce em muitos países”, escrevem em artigo publicado no periódico Gastroenterology.

Leia sobre "Câncer3 - informações importantes" e "Peso ideal e como calculá-lo".

O Dr. Hermann Brenner, do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer3, em Heidelberg, e colegas também observam que vários países viram um aumento no CCR de início precoce, apesar das taxas estáveis ou em declínio em adultos mais velhos.

Eles acreditam que seu estudo está entre os primeiros a avaliar associações entre o IMC6 em idades definidas no início da idade adulta e o risco de CCR de início precoce, definido para este estudo como início antes dos 55 anos.

No artigo, os pesquisadores relatam como a incidência5 de câncer3 colorretal (CCR) em adultos jovens está aumentando em muitos países. Dada a associação estabelecida do índice de massa corporal7 (IMC6) com o risco de CCR e a crescente prevalência4 de obesidade2 entre as gerações mais jovens, o objetivo foi avaliar a associação do IMC6 em diferentes idades durante o início da idade adulta com CCR de início precoce.

Entre 6.602 pacientes com CCR e 7.950 controles pareados que foram recrutados em 2003-2020 no estudo DACHS, um estudo caso-controle de base populacional da Alemanha, 747 pacientes e 621 controles tinham menos de 55 anos e foram incluídos na análise.

Altura e peso autorreferidos nas idades de 20 e 30 anos e aproximadamente 10 anos antes do diagnóstico8 ou entrevista foram registrados em entrevistas pessoais. As associações de IMC6 com CCR de início precoce foram estimadas por meio de regressão logística múltipla.

Comparados aos participantes com IMC6 <25 kg/m², aqueles com IMC6 ≥30 kg/m² (obesidade2) aos 20 e 30 anos e aproximadamente 10 anos antes do diagnóstico8/entrevista tiveram 2,56 (IC 95% 1,20-5,44), 2,06 (1,25 -3,40) e 1,88 (1,30-2,73) vezes mais risco de CCR de início precoce.

A associação do IMC6 com o risco de CCR de início precoce foi particularmente pronunciada e essencialmente restrita à maioria dos participantes sem colonoscopia9 anterior.

O estudo concluiu que a obesidade2 no início da idade adulta está fortemente associada ao aumento do risco de câncer3 colorretal de início precoce.

Saiba mais sobre "Obesidade2", "Cálculo10 do IMC6" e "Câncer3 colorretal".

 

Fontes:
Gastroenterology, publicação em 12 de dezembro de 2021.
Medscape, notícia publicada em 12 de janeiro de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Sobrepeso e obesidade no início da idade adulta estão associados a maior risco de câncer colorretal de início precoce. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1408780/sobrepeso-e-obesidade-no-inicio-da-idade-adulta-estao-associados-a-maior-risco-de-cancer-colorretal-de-inicio-precoce.htm>. Acesso em: 25 mai. 2022.

Complementos

1 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
7 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
8 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
9 Colonoscopia: Estudo endoscópico do intestino grosso, no qual o colonoscópio é introduzido pelo ânus. A colonoscopia permite o estudo de todo o intestino grosso e porção distal do intestino delgado. É um exame realizado na investigação de sangramentos retais, pesquisa de diarreias, alterações do hábito intestinal, dores abdominais e na detecção e remoção de neoplasias.
10 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
Gostou do artigo? Compartilhe!