Gostou do artigo? Compartilhe!

A segunda incidência de câncer de pulmão está aumentando rapidamente em mulheres

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Destaques da pesquisa

• A segunda incidência1 de câncer2 de pulmão3 está aumentando rapidamente em mulheres.

• A incidência1 de segundo câncer2 de pulmão3 em mulheres excede em muito todos os outros segundos cânceres.

• É necessária vigilância prolongada do câncer2 de pulmão3 após a ressecção cirúrgica definitiva.

• A cirurgia para segundos cânceres de pulmão3 em estágio inicial produz sobrevida4 geral e sobrevida4 específica para câncer2 de pulmão3 semelhantes à ressecção primária.

...

O Lung Cancer2 Screening Trial demonstrou melhora na sobrevida4 geral (SG) e na sobrevida4 específica para câncer2 de pulmão3 (SECP), provavelmente devido à descoberta de câncer2 de pulmão3 de células5 não pequenas (CPCNP) em estágio inicial.

O objetivo desse estudo, publicado pelo periódico Lung Cancer2, foi avaliar se as estratégias de vigilância de longo prazo (4+ anos após a ressecção cirúrgica do câncer2 de pulmão3 inicial (CP1)) seriam benéficas em pacientes com CPCNP, avaliando as taxas de câncer2 de pulmão3 secundário (CP2) e a SG / SECP em pacientes submetidos à cirurgia definitiva em populações CP1 em comparação com populações CP2 (>48 meses após CP1).

O banco de dados SEER13/18 foi revisado para pacientes6 durante 1998–2013. Os testes de log-rank foram usados ​​para determinar as diferenças de SG / SECP entre CP1 e CP2 em todo o grupo cirúrgico (EG) e naqueles com tumores ressecáveis ​​em estágio inicial (REI, tumores <4 cm, nódulo7 negativo). A análise de Joinpoint foi usada para determinar as taxas de segundo câncer2 4 a 10 anos após CP1 usando SEER-9 durante os anos de 1985 a 2014.

A taxa de segundos cânceres de pulmão3 foi significativamente menor do que todos os outros cânceres secundários até 2001, quando a incidência1 de CP2 aumentou acentuadamente e tornou-se significativamente maior do que todos os outros cânceres secundários em mulheres a partir do ano de 2005 e em homens a partir de 2010.

Sobrevida4 geral e sobrevida4 específica para câncer2 de pulmão3, ajustado para pontuação de propensão usando ponderação de probabilidade inversa, demonstrou SG semelhante, mas pior SECP para CP2 em todo o grupo cirúrgico, mas SG / SECP semelhantes no grupo de tumores ressecáveis em estágio inicial.

Como a taxa de segundos cânceres de pulmão3 está aumentando e porque a SG / SECP do CP1 e CP2 são semelhantes nas lesões8 em estágio inicial, acredita-se que a vigilância contínua dos pacientes para encontrar a doença em estágio inicial pode ser benéfica.

Leia sobre "Fumante passivo - como evitar os danos?", "Câncer2 de pulmão3", "Prevenção do câncer2" e "É possível acabar com o câncer2?".

 

Fonte: Lung Cancer2, publicação em 14 de julho de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. A segunda incidência de câncer de pulmão está aumentando rapidamente em mulheres. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1377363/a-segunda-incidencia-de-cancer-de-pulmao-esta-aumentando-rapidamente-em-mulheres.htm>. Acesso em: 22 set. 2020.

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
4 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Nódulo: Lesão de consistência sólida, maior do que 0,5cm de diâmetro, saliente na hipoderme. Em geral não produz alteração na epiderme que a recobre.
8 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
Gostou do artigo? Compartilhe!