A ligação entre doença renal e câncer: complicações e tratamento
As doenças renais agudas e crônicas englobam um conjunto complexo de doenças que podem levar ao câncer1 e resultar dele. Em particular, a doença renal2 pode surgir do uso de agentes quimioterapêuticos. Muitos dos quimioterápicos do câncer1 atuais e recentemente desenvolvidos são nefrotóxicos e podem promover disfunção renal2, que frequentemente se manifesta durante os estágios terminais do câncer1.
Dada a ligação entre doença renal2 e desenvolvimento e tratamento do câncer1, uma revisão publicada no The Lancet teve como objetivo destacar a importância da colaboração multidisciplinar entre oncologistas e nefrologistas para prever e prevenir a nefrotoxicidade3 induzida por quimioterapia4.
À medida que novas terapias são introduzidas para tratar o câncer1, novas toxicidades renais requerem diagnóstico5 e tratamento adequados. Prevê-se que colaborações multidisciplinares levarão ao desenvolvimento e implementação de diretrizes para os clínicos melhorarem o tratamento terapêutico de pacientes com câncer1 e insuficiência renal6.
Saiba mais sobre "Insuficiência renal6 aguda", "Insuficiência renal6 crônica", "Câncer1 renal2" e "Câncer1 - informações importantes".
Fonte: The Lancet, publicação em 25 de julho de 2020.