Gostou do artigo? Compartilhe!

Uso de anti-IL-33 na alergia ao amendoim pode ajudar pessoas alérgicas, publicado pelo JCI Insight

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pensa-se que a IL-33, encontrada em altos níveis em participantes com distúrbios alérgicos, medeia reações alérgicas. O ectocimabe, um agente biológico anti-IL-33, já demonstrou um bom perfil de segurança e propriedades farmacodinâmicas favoráveis em muitos estudos clínicos.

O presente estudo fornece evidências precoces de que um anticorpo1 anti-IL-33 é um tratamento seguro, eficaz e rápido para alergias alimentares ao amendoim. Um artigo descrevendo as descobertas foi publicado online no JCI Insight.

Neste estudo de fase 2a, controlado por placebo2, com duração de 6 semanas, avaliou-se a segurança e a capacidade de uma dose única de ectocimabe para dessensibilizar adultos alérgicos ao amendoim. Os participantes receberam ectocimabe (n = 15) ou placebo2 cego (n = 5). Os testes clínicos incluíram desafios alimentares orais e testes na pele3 nos dias 15 e 45. Foram coletadas amostras de sangue4 para níveis de IgE e medição da produção ex vivo de citocinas5 de células6 T estimuladas por amendoim.

As medições de eficácia dos participantes ativos versus placebo2 nos dias 15 e 45 do desafio alimentar (tolerando 275 mg cumulativos de proteína de amendoim, que foi o resultado do desafio alimentar definido neste artigo) demonstraram, respectivamente, 73% vs. 0% (P = 0,008) e 57% vs. 0%. O grupo ectocimabe teve menos eventos adversos em comparação com o placebo2. Os níveis de IL-4, IL-5, IL-9, IL-13 e ST2 nas células6 T CD4 + foram reduzidos no braço ativo vs. placebo2 após a ativação de células6 T induzida por amendoim (P = 0,036 para IL-13 e IL- 9 no dia 15) e a IgE específica de amendoim foi reduzida no grupo ativo versus placebo2 (P = 0,014 no dia 15).

Os resultados da fase 2a sugerem que o ectocimabe é seguro e bem tolerado e que uma dose única de ectocimabe pode ter o potencial de dessensibilizar os participantes alérgicos ao amendoim e possivelmente reduzir os eventos adversos relacionados à atopia.

Veja sobre "Alergias alimentares", "Alergia7 às proteínas8 do leite de vaca", "Alergia7 a camarão" e "Testes alérgicos".

 

Fonte: JCI Insight, publicação online em 14 de novembro de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2019. Uso de anti-IL-33 na alergia ao amendoim pode ajudar pessoas alérgicas, publicado pelo JCI Insight. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1352253/uso-de-anti-il-33-na-alergia-ao-amendoim-pode-ajudar-pessoas-alergicas-publicado-pelo-jci-insight.htm>. Acesso em: 7 dez. 2019.

Complementos

1 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Citocinas: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
8 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
Gostou do artigo? Compartilhe!