Gostou do artigo? Compartilhe!

Descobertos sete novos genes envolvidos no desenvolvimento do câncer de próstata

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado na revista científica Nature Genetics por cientistas do Institute for Cancer1 Research (Reino Unido) e da Universidade de Cambridge relata a identificação de sete novos genes que estão associados a um risco 60% maior de desenvolvimento do câncer1 de próstata2.


De acordo com os especialistas, dois dos novos genes identificados poderão ser de extrema relevância para a prevenção e tratamento do câncer1 de próstata2. Um deles, o MSMB, pode ser dosado no sangue3 além de ser útil no rastreamento ou no monitoramento de progressão da doença. O segundo, denominado LMTK2, é um novo alvo para a descoberta de novas terapias.

 

Realizadas em mais de 10 mil homens no Reino Unido e na Austrália, análises encontraram os genes em mais da metade dos casos de câncer1 de próstata2. Pesquisadores disseram que os sete genes encontrados não tinham sido anteriormente ligados ao câncer1 de próstata2.


Dentro de 3 ou 4 anos, deve ser possível oferecer um perfil genético para os homens verificarem seu risco de desenvolver câncer1 de próstata2. Isto vai permitir que os médicos decidam, com mais facilidade e segurança, quando um homem necessita de monitoramento mais rígido ou de uma biópsia4 de próstata2.


Dr. Ros Eeles, coordenador do estudo realizado no Institute of Cancer1 Research, relata que de um ponto de vista público, os recursos escassos disponíveis poderão ser direcionados a pesquisas mais promissoras. Já Doug Easton, especialista em epidemiologia genética da Universidade de Cambridge, diz que o estudo melhora o conhecimento sobre câncer1 de próstata2 e que a maioria dos homens pode ter um dos genes, mas que a combinação de alguns deles é que aumenta o risco de um homem desenvolver câncer1 de próstata2.


Fonte: Nature Genetics

NEWS.MED.BR, 2008. Descobertos sete novos genes envolvidos no desenvolvimento do câncer de próstata. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/13511/descobertos-sete-novos-genes-envolvidos-no-desenvolvimento-do-cancer-de-prostata.htm>. Acesso em: 12 dez. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Próstata: Glândula masculina, responsável por produzir o líquido e as proteínas que acompanham os espermatozóides no sêmen. Tem forma de amêndoa e localiza-se na base da bexiga, circundando a saída da uretra.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Biópsia: 1. Retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. 2. Exame histológico e histoquímico. 3. Por metonímia, é o próprio material retirado para exame.
Gostou do artigo? Compartilhe!