JACC: as doenças cardíacas coronarianas estão relacionadas ao declínio cognitivo acelerado?
Estudos sugeriram que a doença cardíaca coronariana (DCC) pode estar associada ao declínio cognitivo1 acelerado. No entanto, o padrão temporal de declínio cognitivo1 antes e depois da DCC incidente2 permanece amplamente desconhecido.
Saiba mais sobre "Doença arterial coronariana".
O objetivo deste estudo, publicado no periódico Journal of the American College of Cardiology, foi determinar a trajetória cognitiva3 antes e após o diagnóstico4 de DCC incidente2 em uma coorte5 representativa nacional inglesa de pessoas com 50 anos ou mais.
Este estudo incluiu 7.888 participantes (idade média de 62,1 ± 10,2 anos) sem histórico de acidente vascular cerebral6 ou acidente vascular cerebral6 incidente2 durante o acompanhamento no English Longitudinal Study of Ageing. Os participantes foram submetidos a uma avaliação cognitiva3 na linha de base (onda 1, 2002 a 2003) e pelo menos em um outro momento (da onda 2 [2004 a 2005] à onda 8 [2016 a 2017]). A doença coronariana7 incidente2 foi identificada como um diagnóstico4 de infarto do miocárdio8 e/ou angina9 durante o acompanhamento.
A DCC incidente2 foi associada ao declínio cognitivo1 acelerado durante um seguimento médio de 12 anos. A taxa anual de declínio cognitivo1 antes do diagnóstico4 de DCC entre os indivíduos que sofreram DCC incidente2 foi semelhante à dos participantes que permaneceram livres de DCC durante o acompanhamento. Não foi observado declínio cognitivo1 de curto prazo nos participantes com diagnóstico4 de DCC após o evento. Nos anos seguintes ao diagnóstico4 de DCC, os escores de cognição10 global, memória verbal e orientação temporal diminuíram significativamente mais rapidamente do que antes do evento, após ajuste multivariável. As análises de sensibilidade produziram resultados semelhantes.
Concluiu-se que a DCC incidente2 está associada ao declínio cognitivo1 acelerado após, mas não antes, do evento. Deve-se chamar atenção para a deterioração cognitiva3 a longo prazo relacionada à DCC. O monitoramento cuidadoso da função cognitiva3 é justificado em pacientes com doença coronariana7 nos anos seguintes ao evento.
Veja também sobre "Angina9 de peito11", "Infarto do Miocárdio8", "Como melhorar a memória", "Perda de memória".
Fonte: Journal of the American College of Cardiology, em 24 dejunho de 2019.