Gostou do artigo? Compartilhe!

JACC: as doenças cardíacas coronarianas estão relacionadas ao declínio cognitivo acelerado?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudos sugeriram que a doença cardíaca coronariana (DCC) pode estar associada ao declínio cognitivo1 acelerado. No entanto, o padrão temporal de declínio cognitivo1 antes e depois da DCC incidente2 permanece amplamente desconhecido.

Saiba mais sobre "Doença arterial coronariana".

O objetivo deste estudo, publicado no periódico Journal of the American College of Cardiology, foi determinar a trajetória cognitiva3 antes e após o diagnóstico4 de DCC incidente2 em uma coorte5 representativa nacional inglesa de pessoas com 50 anos ou mais.

Este estudo incluiu 7.888 participantes (idade média de 62,1 ± 10,2 anos) sem histórico de acidente vascular cerebral6 ou acidente vascular cerebral6 incidente2 durante o acompanhamento no English Longitudinal Study of Ageing. Os participantes foram submetidos a uma avaliação cognitiva3 na linha de base (onda 1, 2002 a 2003) e pelo menos em um outro momento (da onda 2 [2004 a 2005] à onda 8 [2016 a 2017]). A doença coronariana7 incidente2 foi identificada como um diagnóstico4 de infarto do miocárdio8 e/ou angina9 durante o acompanhamento.

A DCC incidente2 foi associada ao declínio cognitivo1 acelerado durante um seguimento médio de 12 anos. A taxa anual de declínio cognitivo1 antes do diagnóstico4 de DCC entre os indivíduos que sofreram DCC incidente2 foi semelhante à dos participantes que permaneceram livres de DCC durante o acompanhamento. Não foi observado declínio cognitivo1 de curto prazo nos participantes com diagnóstico4 de DCC após o evento. Nos anos seguintes ao diagnóstico4 de DCC, os escores de cognição10 global, memória verbal e orientação temporal diminuíram significativamente mais rapidamente do que antes do evento, após ajuste multivariável. As análises de sensibilidade produziram resultados semelhantes.

Concluiu-se que a DCC incidente2 está associada ao declínio cognitivo1 acelerado após, mas não antes, do evento. Deve-se chamar atenção para a deterioração cognitiva3 a longo prazo relacionada à DCC. O monitoramento cuidadoso da função cognitiva3 é justificado em pacientes com doença coronariana7 nos anos seguintes ao evento.

Veja também sobre "Angina9 de peito11", "Infarto do Miocárdio8", "Como melhorar a memória", "Perda de memória".

 

Fonte: Journal of the American College of Cardiology, em 24 dejunho de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2019. JACC: as doenças cardíacas coronarianas estão relacionadas ao declínio cognitivo acelerado?. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1346163/jacc-as-doencas-cardiacas-coronarianas-estao-relacionadas-ao-declinio-cognitivo-acelerado.htm>. Acesso em: 16 set. 2019.

Complementos

1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
3 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
6 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
7 Doença coronariana: Doença do coração causada por estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Se o fluxo é cortado, o resultado é um ataque cardíaco.
8 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
9 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
10 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
11 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
Gostou do artigo? Compartilhe!